Transparência
ICTDF inicia ano com fila de cirurgias cardiopediátricas de pacientes internados zerada

ICTDF inicia ano com fila de cirurgias cardiopediátricas de pacientes internados zerada

O mês de janeiro terminou com ótimos resultados no Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF).

Além de os indicadores anuais no quesito realização de cirurgias terem voltado aos números de produção anteriores à crise que o Instituto vinha enfrentando nos últimos dois anos, a fila de cirurgia cardiopediátrica de pacientes internados foi zerada nessa terça-feira, 31.

De acordo com a gerente de Gestão de Leitos e Programa Cirúrgico do ICTDF, Lígia Camurça Mazzini, em 2022 foram realizadas quase 600 cirurgias de adultos e 181 cirurgias em crianças.

“Nossos números têm conquistado ótimos patamares nos últimos meses. Dezembro de 2022 foi o melhor mês nos últimos dois anos e, agora em janeiro conseguimos zerar a fila de cirurgias de pacientes internados na pediatria”, avaliou.

A gerente explicou que a média do tempo de espera pelas cirurgias também caiu de forma bastante expressiva, o que impacta diretamente na possibilidade de recuperação das crianças.

“Em 2021 foram operadas 59 crianças que estavam reguladas em prioridade vermelha e o tempo médio de espera era de 32 dias. No ano passado, 75 crianças passaram por cirurgia conosco e a média de espera baixou para 18 dias. Neste ano, até o momento, já realizamos três cirurgias, estamos com mais três agendadas para os próximos dias, e o tempo de espera é de nove dias. Certamente esse tempo menor possibilita um tratamento melhor e mais efetivo para nossas crianças ”, explicou.

Para a diretoria da Fundação Universitária de Cardiologia, mantenedora do Instituto, o cenário deixa claro que os esforços que vêm sendo feitos no intuito de oferecer um atendimento cada vez mais qualificado têm trazido bons frutos.

“Ao longo desses dois anos temos buscado diversos meios de mantermos nosso atendimento pois sabemos da importância do serviço prestado pelo Instituto para o Distrito Federal e também para boa parte do País. Nos últimos meses, conseguimos aportes de emendas parlamentares e a assinatura do novo contrato com a Secretaria de Saúde (SES/DF) nos deu a possibilidade de nos reestruturarmos e ampliarmos nossa força de trabalho. E nesse momento, os resultados deixam claro que um trabalho desenvolvido com todos os pares de forma adequada faz com que o serviço oferecido seja cada vez melhor e mais qualificado”, ressaltam os diretores.

“Além disso, queremos destacar o trabalho que a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, vem desenvolvendo. Após assumir a pasta, a secretária tem envidado esforços para que os recursos sejam repassados para o ICTDF nos prazos acordados e teve papel fundamental na assinatura do contrato, o que tem nos permitido prestar nossos serviços para a população do Distrito Federal de forma ainda mais satisfatória. Ainda, importa destacar que cada colaborador do Instituto tem desempenhado seu papel dentro dessas evoluções e esse espírito de corpo certamente faz a diferença em nossas entregas”, finalizam.

Compartilhe