Transparência
Simpósio sobre segurança do paciente traz nomes nacionais para o ICTDF

Simpósio sobre segurança do paciente traz nomes nacionais para o ICTDF

Na última sexta-feira, 16, o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) promoveu o IV Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente: Cirurgia Cardiovascular organizado pelo Escritório de Qualidade e Núcleo de Ensino Multiprofissional do Instituto.

O encontro, realizado em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, transcorrido no último sábado, 17, contou com a presença do médico, pós-Doutor em Cirurgia Torácica e Cardiovascular, Osmar Asdrúbal Vilca Mejia; médico anestesiologista e cirurgião geral Mariano Paiva Souza, e enfermeiras Bruna Cury e Erika Bomer.

Conforme explicou a coordenadora do Escritório de Qualidade do ICTDF, o evento deste ano trouxe palestrantes de reconhecimento nacional para abordar a temática da segurança na cirurgia cardiovascular.

“O debate do tema com profissionais de renome auxilia na ampliação da discussão tanto em âmbito local, como regional e nacional, e nos auxilia na adequação dos serviços prestados visando sempre a qualidade e segurança dos pacientes”, destacou.

De acordo com Liliana, o evento reforça o planejamento do projeto ERAS – Otimização da Recuperação Pós-operatória – que pretende aprimorar a segurança e qualidade dos processos relacionados ao perioperatório.

A programação trouxe discussões sobre a otimização de processos e geração de valor em cirurgia cardiovascular comandada por Omar Mejia; ferramentas de gestão da qualidade nos serviços de anestesiologia, capitaneada por Mariano Paiva; e as enfermeiras discorreram sobre o programa de intercâmbio Heartlink em cirurgia pediátrica, por Bruna Cury; e experiência do paciente e modelo de gestão hospitalar, a cargo de Erika Bomer.

Além dos palestrantes convidados, o evento contou também com a participação de renomados profissionais do ICTDF, entre eles, o chefe da cirurgia cardiovascular, Fernando Atik e a chefe da equipe de anestesiologia, Roberta Cartafina. 


Compartilhe