Transparência
background

Cardiologia Adulto

O Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) é referência em cirurgias cardíacas no DF. Tendo realizado quase 330 transplantes de coração desde que iniciou o programa e 7.500 cirurgias cardíacas. São procedimentos complexos e que requerem um tratamento adequado em toda a fase pós-operatória, pois, devido ao estresse anestésico e cirúrgico, esses procedimentos podem gerar grande instabilidade clínica, sendo o cuidado repleto de particularidades.


Para manter esse cuidado, o ICTDF conta com uma UTI de alta complexidade, com equipe multidisciplinar completa e profissionais capacitados. A unidade de perfil cirúrgico está capacitada para receber esses pacientes no pós-operatório imediato e mediato, onde o cuidado específico está diretamente relacionado com o sucesso operatório desses pacientes.


Somos referência no cuidado intensivo das mais variadas cirurgias cardiovasculares, transplante cardíaco, transplante de fígado e transplante renal, especialistas em ECMO (Oxigenação por membrana extracorpórea), LVAD (Sistema de assistência de Ventrículo Esquerdo), e outros dispositivos de assistência circulatória.


A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do ICTDF tem capacidade para 15 leitos – sendo dois deles para isolamento respiratório – equipados com aparelhagem moderna, que possibilitam a segurança no atendimento, bem como diagnósticos precisos.


O nosso corpo clínico é composto por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistente social e fonoaudiólogos. Além de possuirmos equipes de sobreaviso para a realização de exames complexos, como ecocardiogramas, e avaliações da equipe cirúrgica e de nefrologia. Essa configuração enriquece o cuidado, possibilitando ao paciente um tratamento individualizado e específico.


Nosso maior objetivo é o bem-estar do paciente e uma recuperação cirúrgica adequada, visando o retorno do paciente para a sociedade e para as suas atividades cotidianas.

Compartilhe