Transparência
background

Quem Somos

O Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal - ICTDF é uma instituição filantrópica (privada sem fins lucrativos), administrada pela Fundação Universitária de Cardiologia (FUC).

QUEM SOMOS

O Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) é uma instituição privada sem fins lucrativos (filantrópica), que, além de pacientes particulares e conveniados por planos de saúde, presta um serviço complementar à rede da Secretaria de Saúde (SES/DF) para realização de atendimentos de alta complexidade cardiovascular e transplantes, sendo centro de referência para pacientes do Distrito Federal e de outros estados, principalmente das regiões Norte e Centro-Oeste.


Atualmente, o ICTDF é a única instituição credenciada pela rede pública do DF para fazer transplante de medula óssea autólogo (próprias células-tronco do paciente são removidas e utilizadas novamente após quimioterapia e radioterapia) e alogênico (célula vem de um doador externo). Também, temos exclusividade no atendimento de pacientes pediátricos e adultos para transplantes cardíacos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, o Instituto promove o ensino e a pesquisa, incentivando a qualificação profissional.


NOSSA HISTÓRIA

Em 1998 deu-se inicio ao projeto para a criação de um hospital de referência em atendimento cardiológico no DF, idealizado pelo então Senador, Antônio Carlos Magalhães e demais dirigentes do Congresso depois da morte súbita do deputado Luís Eduardo Magalhães, após um infarto.

Assim, em 2002 o InCor iniciou sua atividade em Brasília, sendo um centro especializado de referência em procedimentos cardiovasculares. Em 2009, foi assinado o convênio que designou a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) como nova gestora do agora, Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). Em 2021 um novo conceito foi criado e o ICDF passou a se chamar ICTDF (Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal) , a nova marca tem o acréscimo da palavra "Transplantes" por sermos uma instituição de referência no DF e região para a realização de transplantes de órgãos.

O ICTDF, é um hospital privado sem fins lucrativos conhecido como um dos melhores centros cardiológicos do país e trabalhamos para oferecer, cada vez mais, qualidade de atendimento e excelência na assistência prestada a seus pacientes.

Estamos situados hoje no anexo do Hospital das Forças Armadas (HFA). O Instituto é administrado pela Fundação Universitária de Cardiologia (FUC). Conta com mais de 120 leitos, centro cirúrgico, hemodinâmica, ambulatório e emergência cardiológico adulto 24horas.

Possuímos um quadro de mais de mil colaboradores, entre as áreas administrativa e assistencial, prestando todos os tipos de serviços relacionados à alta complexidade cardiovascular a aos transplantes. Assim, formam o público alvo da instituição, os pacientes portadores de cardiopatias congênitas, valvulopatias, arritmias cardíacas, entre outras doenças cardiológicas, além de pacientes com indicação de transplantes. O hospital atende não só a população do Distrito Federal, mas das regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste.


NOSSAS INSTALAÇÕES

As instalações do ICTDF dividem-se em 02 espaços sendo um localizado no prédio do ICTDF e no 2°, 5° e 6° andares do Hospital das Forças Armadas (HFA). São 46 leitos de enfermaria, 16 leitos de UTI Pediátrica, 23 Leitos de UTI Adulto e 27 leitos para os pacientes do Transplante de Medula Óssea (TMO) leitos localizados exclusivamente no 3° andar do prédio do ICTDF.

No 1° e 2° andares estão os setores administrativos e auditórios da Instituição. No térreo temos os consultórios de ambulatório e a unidade de dor torácica (emergência) e no subsolo estão nossas entradas central e funcional, Ateliê, Engenharia Clínica, Farmácia, Infraestrutura, Central de Notas, Suprimentos, Higienização e Hotelaria.

Compartilhe