Quando se fala em transplantes e cirurgias cardíacas, é comum pensar nos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem envolvidos no processo. No entanto, há outros profissionais fundamentais que desempenham papéis cruciais na recuperação e segurança dos pacientes, entre eles estão os odontólogos.
No Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF), a equipe de odontologia é liderada pela coordenadora Claudia Baiseredo, que também é presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do Conselho Regional de Odontologia do DF.
A rotina da nossa equipe se divide em várias etapas, desde o ambulatório até a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Antes de qualquer cirurgia cardíaca ou transplante, os pacientes passam por um preparo de boca para garantir que não haja foco infeccioso de origem dentária.
Claudia Baiseredo - coordenadora da equipe de odontologia do ICTDF
A equipe de odontologia do ICTDF, que desenvolve suas atividades no instituto há cerca de um ano, realiza avaliação radiográfica e clínica dos pacientes, realizando tratamentos necessários para garantir a segurança e sucesso do procedimento.
“Nossa equipe trabalha em estreita colaboração com os médicos, fornecendo pareceres necessários para garantir a melhor assistência possível aos pacientes”, destaca Claudia.
Além disso, a equipe de odontologia também realiza acompanhamento diário dos pacientes internados na UTI, especialmente aqueles que precisam de ventilação mecânica.
“A higiene oral é fundamental para prevenir a pneumonia associada à ventilação (PAV), uma complicação temida em pacientes entubados e traqueostomizados”, acentua Claudia.
A equipe de odontologia do ICTDF também utiliza laserterapia para reparação tecidual dos pacientes e realiza busca ativa por infecções oportunistas.
"Nossa equipe tem indicadores de desfecho rigorosos e bem estabelecidos, que permitem acompanhar a evolução da equipe e dos pacientes. Com isso, temos conseguido melhorar significativamente os indicadores assistenciais, primando sempre pela qualidade e segurança assistencial", celebra a coordenadora.
O interventor do ICTDF, Marcus Costa, destaca a importância da equipe de odontologia na assistência aos pacientes submetidos a cirurgias cardíacas e transplantes.
Graças ao trabalho da nossa equipe de odontologia, temos alcançado indicadores de mucosite zero no ICTDF, prevenindo uma complicação comum em pacientes submetidos a transplantes e tratamentos agressivos que pode causar dor e aumentar o risco de infecções.
Marcus Costa - interventor do ICTDF
Além de Claudia, a equipe também é composta pelos experientes profissionais Marcella Amabile, Rainne Del Sarto, César Vinícius Gato, Amanda Klein e Beatryz Duarte.