A equipe de enfermagem da UTI Cardiopediátrica do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) participou recentemente de um treinamento sobre Identificação e Gestão do Estresse. A atividade, conduzida pela psicóloga ocupacional Rebeca Oliveira, teve como objetivo promover a conscientização sobre os fatores geradores de estresse no ambiente hospitalar e oferecer estratégias práticas para o reconhecimento precoce dos sinais de estresse e o desenvolvimento de habilidades para sua gestão.
De acordo com Rebeca Oliveira, “o estresse ocupacional é um desafio comum enfrentado pelos profissionais de saúde, especialmente em ambientes críticos como a UTI Cardiopediátrica. O treinamento visa favorecer o autocuidado e o equilíbrio emocional, permitindo que os profissionais ofereçam uma assistência de maior qualidade aos pacientes”.
A gerente geral de administração e finanças do ICTDF, Vanusa Sousa, destaca a importância de investir no bem-estar dos profissionais.
"Nossa equipe é nosso maior patrimônio. Ao promover a saúde mental e emocional de nossos colaboradores, estamos não apenas melhorando a qualidade de vida deles, mas também a assistência que oferecemos aos nossos pacientes".
Vanusa Sousa, gerente geral de Administração e Finanças
Durante o treinamento, os participantes aprenderam a identificar os sinais de estresse e desenvolveram habilidades para gerenciá-lo de forma eficaz. Essa capacitação permitiu que a equipe adquirisse ferramentas valiosas para lidar com os desafios do dia a dia na UTI Cardiopediátrica.
“Nosso setor é um ambiente crítico que requer investimentos constantes em capacitação e apoio psicológico para torná-lo mais saudável e produtivo. E com esse treinamento, demos mais um passo importante na preparação de nossa equipe para enfrentar os desafios emocionais e psicológicos do trabalho”, avaliou Jamila Flor, supervisora da unidade.