Essa semana, o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) viveu um momento de grande alegria com a alta do paciente Nicollas Pereira de Jesus Silva, de 8 anos.
Nicollas foi diagnosticado com Síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo (com hipoplasia mitral e atresia aórtica) e vem sendo acompanhado pela equipe do ICTDF desde 2017, sob os cuidados da cardiologista pediátrica, Cristina Afiune.
De acordo com Rebeca Oliveira, “o estresse ocupacional é um desafio comum enfrentado pelos profissionais de saúde, especialmente em ambientes críticos como a UTI Cardiopediátrica. O treinamento visa favorecer o autocuidado e o equilíbrio emocional, permitindo que os profissionais ofereçam uma assistência de maior qualidade aos pacientes”.
A gerente geral de administração e finanças do ICTDF, Vanusa Sousa, destaca a importância de investir no bem-estar dos profissionais.
“Após anos de tratamento e acompanhamento dedicado da nossa equipe, ele foi incluído na lista de espera para transplante cardíaco em maio de 2022. A espera foi longa e desafiadora, mas finalmente, em março deste ano, Nicollas recebeu um novo coração”.
Cristina Afiune, cardiologista pediátrica
A enfermeira Josiane, que cuidou de Nicollas durante sua estadia no ICTDF, compartilhou sua emoção.
“Ver o Nicollas sorrir e brincar novamente é um presente. É um privilégio fazer parte dessa jornada e contribuir para sua recuperação”, destacou.
Valdenia Silva, mãe de Nicollas, se emocionou ao agradecer a equipe do ICTDF.
“Quero agradecer a todos os profissionais que cuidaram do meu filho com tanto amor e dedicação. Vocês são anjos na Terra e mudaram a vida do meu filho. Não tenho palavras para expressar minha gratidão”, declarou.
O interventor Marcus Costa afirmou que a história de Nicollas é um exemplo de força e resiliência.
“Celebramos a alta de Nicollas como uma vitória da medicina e do amor pois agora ele poderá, finalmente, viver uma vida mais normal e cheia de possibilidades. Aliás, a história de Nicollas é um lembrete da importância da doação de órgãos e do trabalho incrível realizado pelos profissionais de saúde no ICTDF. Parabéns à equipe e à família de Nicollas por essa conquista incrível”.
Marcus Costa, interventor do ICTDF