No Dia Mundial do Perfusionista, o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) destaca a importância desses profissionais na realização de transplantes e cirurgias complexas.
Os perfusionistas são os especialistas que garantem a circulação sanguínea e a oxigenação dos órgãos vitais durante os procedimentos cirúrgicos. Eles trabalham em estreita colaboração com a equipe cirúrgica para garantir a segurança e o sucesso dos procedimentos.
"Nosso trabalho começa muito antes do transplante em si. Somos acionados na vigência de um órgão e, após confirmação da viabilidade, preparamos todo o material necessário para a captação, incluindo caixas de instrumental, caixa térmica com gelo e máquina de cardioplegia".
Regina Gonçalves de Barros, perfusionista chefe do ICTDF
A profissional conta que durante a captação do órgão, os perfusionistas também são responsáveis por manter contato com a equipe médica e pilotos das aeronaves, garantindo que todo o processo seja realizado de forma eficiente e segura. Após a retirada do órgão, os perfusionistas acondicionam-no na caixa térmica e mantêm contato com a equipe do Centro Cirúrgico do ICTDF.
“Já no ICTDF, outro perfusionista prepara a perfusão para colocar o paciente receptor em circulação extracorpórea (CEC) para condução do transplante. A precisão e a rapidez são fundamentais nesse momento. Qualquer erro pode comprometer a viabilidade do órgão".
Regina de Barros
Além dos transplantes, os perfusionistas também desempenham um papel crucial em cirurgias cardíacas complexas, garantindo a estabilidade hemodinâmica dos pacientes e permitindo que os cirurgiões realizem procedimentos delicados com segurança.
A segunda interventora do ICTDF, Lucylene Messias, concorda com a importância desses profissionais e destaca a atuação fundamental na equipe multidisciplinar.
"Os perfusionistas são essenciais para a segurança e o sucesso dos procedimentos cirúrgicos. Com sua expertise e dedicação, eles contribuem significativamente para a excelência dos transplantes realizados no ICTDF, salvando vidas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, celebra a interventora.
Lucylene Messias, segunda interventora do ICTDF