Com o objetivo de promover bem-estar, fortalecer vínculos e incentivar práticas saudáveis no ambiente de trabalho, a Psicologia Ocupacional do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) promoveu um treinamento voltado às copeiras e copeiros da Nutrição, com o tema “Estratégias de Autocuidado”.
A iniciativa buscou inspirar os colaboradores a voltarem o olhar para si mesmos com mais atenção, carinho e consciência, reforçando que o cuidado com o outro começa, essencialmente, pelo cuidado consigo mesmo.
Durante o encontro, foram abordadas reflexões e práticas voltadas ao fortalecimento do equilíbrio emocional, da saúde mental e do bem-estar — valores fundamentais tanto para a rotina profissional quanto para a vida pessoal.
Para tornar o momento mais simbólico e participativo, foi realizada a atividade “Receita do Cuidado”, na qual cada participante pôde montar sua própria “receita”, escolhendo os ingredientes de autocuidado que deseja manter presentes em sua vida e aqueles que gostaria de praticar com mais frequência. A dinâmica trouxe leveza, sensibilidade e um sentimento coletivo de valorização da vida.
A psicóloga ocupacional do ICTDF e idealizadora da ação, Rebeca Oliveira, destacou a relevância de espaços como esse no cotidiano institucional.
“Cuidar de si é um ato fundamental para que possamos cuidar bem dos outros. Quando os profissionais se reconhecem como parte importante desse processo, conseguimos fortalecer a saúde emocional e criar ambientes de trabalho mais saudáveis e colaborativos.”
Para a gerente de assistência multidisciplinar, Láissa Horstmann, a iniciativa reafirma o compromisso do Instituto com o bem-estar de suas equipes.
“Cuidar de quem cuida é um compromisso institucional. Ao investir no autocuidado, fortalecemos pessoas — e, com isso, aprimoramos nossa capacidade de oferecer o melhor cuidado aos pacientes.”
A ação integra um conjunto de iniciativas realizadas periodicamente pelo ICTDF para fortalecer a cultura de cuidado e bem-estar entre os colaboradores, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor.