Central de marcação: (61) 3451-1000

Seg - Sex: 7h - 19h

WhatsApp Image 2025-10-08 at 10.54.17

Representantes do ICTDF participam da 1ª Conferência Distrital de Ética em Enfermagem

Nesta semana, nos dias 8 e 9 de outubro, representantes do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) participam da 1ª Conferência Distrital de Ética em Enfermagem (CODEENF), um marco no processo nacional de atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE). O evento acontece no Instituto Superior da Convenção Nacional das Assembleias de Deus (ISCON – Asa Sul) e reúne profissionais de diversas instituições para debater e propor mudanças no documento que orienta a prática ética da Enfermagem no Brasil.

O ICTDF está representado por Láissa Horstmann, gerente de Práticas Assistenciais; Camila Matos, supervisora de Enfermagem e conselheira da Comissão de Ética de Enfermagem; Hernande Araújo, técnico de Enfermagem e membro da Comissão de Ética; e Ester Bomfim, residente de Enfermagem da instituição.

Para Láissa, a presença da equipe reforça o compromisso institucional com uma atuação ética e alinhada aos princípios da profissão.

“A 1ª Conferência Distrital de Ética em Enfermagem é a oportunidade de participar ativamente da revisão do Código de Ética Profissional. É um momento de reflexão e construção coletiva, que fortalece o compromisso da categoria com uma prática ética, segura e alinhada às reais necessidades da profissão e da sociedade”, destacou.

Hernande ressaltou a importância dos princípios éticos no cotidiano da instituição:

“A ética é o alicerce que sustenta nossa missão de cuidar da saúde cardiovascular com excelência e compaixão. Em cada procedimento, em cada atendimento, em cada decisão, a ética nos guia para oferecer o melhor cuidado possível, sempre respeitando a dignidade e a vida de nossos pacientes”, lembrou.

Para Maria de Lourdes Worisch, gerente adjunta de Assistência do ICTDF, a participação no evento é estratégica.

“Ao integrar esse processo, o ICTDF contribui diretamente para a construção de diretrizes que irão impactar o exercício profissional em todo o país. É fundamental que nossa equipe esteja presente e engajada nesses espaços de discussão e decisão”, afirmou.

A CODEENF integra as etapas de revisão do CEPE, que ocorrem em todo o país e culminarão na II Conferência Nacional de Ética em Enfermagem (CONEENF), prevista para março de 2026. O objetivo é garantir um processo participativo e democrático, envolvendo profissionais de todas as regiões, estudantes e representantes da sociedade civil.