Transparência
background

Residência Médica

Residência Médica

A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização lato sensu organizados em Programas de Residência, caracterizada por treinamento em serviço sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional de acordo com a Lei n.º. 6.932 de 07 de julho de 1981.

Os Programas de Residência Médica- PRM são coordenados pela Comissão de Residência Médica do ICTDF (COREME ICTDF), que está inserida na Gerência de Ensino, Pesquisa e Inovação- cumprindo as disposições emanadas da Comissão Nacional de Residência Médica-CNRM, e as Normas Internas da Instituição.

Como Funciona

Processo Seletivo para ingresso nos programas de residência médica (CNRM/MEC) com acesso direto e pré-requisito, para médicos e formandos em Medicina de faculdades reconhecidas pelo MEC e desenvolvidos pelo Instituto de Cardiologia e Transplante do Distrito Federal (ICTDF).

O processo seletivo destina-se única e exclusivamente à seleção de candidatos visando à concessão de bolsa-residência para cursos de pós-graduação Lato Sensu, modalidade Residência Médica.

A Residência Médica é um curso de pós-graduação Lato Sensu, regulamentado pela Lei n° 6.932/1981 e resoluções complementares da CNRM/MEC. O processo seletivo é regido por edital e executado pelo setor de Ensino, Pesquisa e Inovação do ICTDF.

Os candidatos à admissão aos Programas de Residência Médica (PRM) do ICTDF deverão submeter-se a processo de seleção público que será realizado em duas fases, a primeira fase consistirá em prova escrita e objetiva que representará 90% (noventa por cento) do peso da nota e a segunda fase será constituída em arguição curricular que representará 10% (dez por cento) do peso da nota.

Especialidades

  • Cirugia Cardiovascular
  • Cardiologia Clínica
  • Ecocardiografia
  • Cardiologia Pediátrica
  • Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
  • Transplante de Medula Óssea

Processo Seletivo