O Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) promoveu uma aula intitulada “Gestão de Risco – impacto nas práticas médicas” para os residentes da instituição nessa quinta-feira, 20. O objetivo foi discutir a importância do tema na prática médica e apresentar estratégias para minimizar riscos e evitar eventos adversos.
A aula abordou temas relevantes, incluindo a judicialização no Brasil, gestão de risco, cenários de segurança no Distrito Federal e práticas médicas de maior risco. Os participantes também discutiram o essencial da cultura da segurança e como implementá-la na prática diária.
A médica Maria de Lourdes Worisch, gerente Adjunta de Assistência do ICTDF, foi quem ministrou a aula onde compartilhou sua experiência e conhecimento como médica e gestora em saúde.
É fundamental que os profissionais de saúde estejam cientes da importância da segurança do paciente e trabalhem em equipe para garantir um cuidado seguro e de alta qualidade. A segurança do paciente não é apenas uma responsabilidade individual, mas também uma responsabilidade coletiva que envolve toda a equipe de saúde
Maria de Lourdes Worisch, gerente Adjunta de Assistência do ICTDF
Além disso, foram apresentados cenários de eventos adversos e como eles podem ser prevenidos.
“Essa foi uma oportunidade valiosa para os residentes do ICTDF se atualizarem sobre as melhores práticas em segurança do paciente e se comprometerem a proporcionar um cuidado de alta qualidade e seguro para os pacientes”, concluiu a gerente adjunta.
O superintendente do ICTDF, Marcus Costa, também destacou a importância da segurança do paciente.
"A segurança do paciente é um dos nossos principais objetivos no ICTDF. Estamos comprometidos em fornecer um cuidado de alta qualidade e seguro para nossos pacientes, e a educação e treinamento de nossos profissionais são fundamentais para alcançar esse objetivo", avaliou o gestor.
Com essa aula, o ICTDF reafirma seu compromisso com a excelência e a segurança no atendimento aos pacientes.