Transparência
ICTDF recebe reconhecimento do Ministério da Saúde por atendimentos de cardiologia

ICTDF recebe reconhecimento do Ministério da Saúde por atendimentos de cardiologia

Uma placa, destacando o nível A de qualidade, foi entregue em ação no lançamento do programa QualiSUS, que monitora a qualidade da assistência cardiovascular no Sistema Único de Saúde

O Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) recebeu reconhecimento do Ministério da Saúde (MS) nessa terça-feira, 10.

Ao participar da cerimônia de lançamento do programa QualiSUS Cardio, que visa apoiar e monitorar a qualidade da assistência cardiovascular ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Instituto teve seu desempenho reconhecido pelo MS por sua performance nos serviços prestados aos pacientes, conforme explica o coordenador das Unidades de Terapia Intensiva que representou o ICTDF no evento, Vitor Salvatore Barzilai.

“Ao receber o reconhecimento como uma instituição nível A para os critérios do QualiSUS, o ICTDF figura como um hospital que oferece um serviço de excelência, seja pelo grande número de procedimentos de alta complexidade realizados na área cardiovascular, seja pelos resultados desses procedimentos nos quesitos de mortalidade Perioperatória e tempo de internação”, esclarece.

Com isso, segundo o médico, o ICTDF passa a ser, comprovadamente, uma instituição que realiza um serviço de excelência para os usuários atendidos.

“O Instituto passa a ser designado como membro do programa QualiSUS e a nossa classificação permite um bônus de 75% na remuneração em cima do valor previsto em tabela para os procedimentos. Como o nosso contrato é com a Secretaria de Saúde (SES/DF), isso quer dizer que a saúde do DF pode passar a receber repasses maiores pela nossa classificação e, através da prestação do nosso serviço, pode se destacar pela boa qualidade assistencial em cardiologia no DF”, salienta.

A superintendente do ICTDF, Valda César, destaca o orgulho por estar à frente de um serviço que exprime as boas práticas assistenciais de forma tão qualificada.

“É uma alegria receber essa honraria pois ela nos permite comprovar aos nossos pacientes e a toda a comunidade regional, e até mesmo nacional, a qualidade do que é feito aqui. Isso nos dá ainda mais motivação para continuar a prestação de atendimento de excelência tanto na reconhecida cardiologia, que atende 95% dos pacientes com doenças cardiovasculares no DF, como na área de transplantes, que é outro importante braço do nosso Instituto”, destaca.

 

Sobre o QualiSUS Cardio

O financiamento do Programa QualiSUS Cardio vai combinar o tradicional pagamento por procedimentos de média e alta complexidade, realizado mensalmente pelo Governo Federal, à aplicação de incrementos sobre procedimentos estratégicos, mediante a avaliação do desempenho e da qualidade assistencial dos estabelecimentos de saúde, que serão classificados em níveis a partir da avaliação dos critérios pré-estabelecidos.

Na prática, o programa classifica os estabelecimentos de saúde do SUS, habilitados no âmbito da alta complexidade cardiovascular, em níveis de desempenho a partir da avaliação de critérios relativos ao parâmetro de produção, à complexidade e à qualidade da assistência ofertada à população, estabelecendo incrementos sobre os valores de procedimentos cirúrgicos do aparelho circulatório.

A adesão dos hospitais ocorrerá via Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde – SAIPS, conforme o Manual de Uso do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde. Esses estabelecimentos também devem registrar seus respectivos atendimentos junto ao Registro Nacional de Implantes – RNI. A classificação por níveis de desempenho será atualizada a cada dois anos e o monitoramento e a avaliação serão feitos nos âmbitos federais, estaduais, distrital e municipais, responsáveis pelo controle do efetivo cumprimento dos critérios, parâmetros e indicadores.

Compartilhe