Transparência
ICTDF recebe visita de representantes da Defensoria e Promotoria Públicas do DF

ICTDF recebe visita de representantes da Defensoria e Promotoria Públicas do DF

Na tarde da última segunda-feira, 30, o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) recebeu a visita do defensor Público Coordenador do Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), Ramiro Santana, e das promotoras de Justiça da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Helena Rodrigues e Cleonice Varalda.

Durante a programação, os convidados conheceram os serviços médico-hospitalares prestados pelo ICTDF. Além disso, foram informados sobre os resultados do Instituto demonstrando a relevância dos atendimentos feitos à população do DF.

“Atualmente, o ICTDF é responsável por uma parcela bastante significativa dos serviços em alta complexidade oferecidos para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que ocupam 90% de sua capacidade instalada. Prova disso são nossos números: dos procedimentos pediátricos, 100% dos cateterismos, 99% das cirurgias cardíacas de peito aberto e quase 70% das cirurgias intervencionistas são feitas no Instituto; em relação aos procedimentos realizados em adultos, o nosso trabalho também causa um impacto importante, assim como na área de transplantes, onde fazemos 100% dos cardíacos e de fígado e 71% dos procedimentos de rins com doador vivo e transplante de medula óssea”, destacou Valda César afirmando que os resultados projetam o Instituto no contexto nacional, principalmente em relação aos transplantes.

Os representantes dos órgãos reconheceram que o ICTDF desempenha um papel fundamental para a saúde do DF.

“Certamente a população merece um atendimento de qualidade e nós, enquanto Promotoria faremos nossa parte no que se refere à fiscalização e cobranças necessárias para a prestação de um serviço adequado”, frisou a promotora Cleonice.

O encontro contou também com a presença do responsável técnico e médico cirurgião hepático do ICTDF, André Watanabe, do presidente da comissão de Transplantados do DF, Robério Melo, da assessora especial da SES-DF e representante do Conselho de Saúde, Maria Aurilene Pedroza, além de outros colaboradores do Instituto que apresentaram dados técnicos sobre o funcionamento do hospital.

Compartilhe