O Ministério da Saúde (MS) aprovou convênios do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) para a aquisição de equipamentos no valor de aproximadamente R$ 10 milhões. A aprovação é resultado da visita do ministro ao ICTDF, por ocasião do aniversário de 16 anos da instituição, que demonstrou o compromisso do governo federal em fortalecer a instituição que figura como segundo maior centro transplantador do país.
"As aprovações pelo Ministério da Saúde são um voto de confiança no trabalho realizado pelo ICTDF reconhecendo nossa capacidade e competência em oferecer serviços de saúde de alta complexidade"
Marcus Costa, interventor do ICTDF
Agora, com a homologação das cotações, o ICTDF aguarda a liberação dos recursos para finalizar a aquisição dos equipamentos.
“Essa etapa é importante para consolidar a modernização do nosso arque tecnológico e garantir a continuidade da prestação de serviços de saúde de excelência à população do Distrito Federal. A expectativa é que esses novos equipamentos tragam benefícios significativos para os pacientes e para a equipe assistencial, melhorando a eficiência e a segurança dos procedimentos realizados no ICTDF”, concluiu o gestor.
Para Lucylene Messias, segunda interventora do ICTDF, os equipamentos vêm para aprimorar o atendimento aos pacientes do SUS que demandam cuidados especializados.
“Com a aquisição de novos equipamentos viabilizada por convênios firmados com o Ministério da Saúde o ICTDF fortalecerá significativamente seus serviços de saúde de alta complexidade”, afirma.
Os equipamentos a serem adquiridos conforme as cotações incluem ventilador pulmonar, serras cirúrgicas, carros térmicos, esfigmomanômetro, mesas de exames, ultrassom diagnóstico com aplicação transesofágica, máquina para homodiálise e diálise, camas com movimentos fawler, monitores multiparamétricos, cardioversores desfibriladores, máquina de circulação extracorpórea, aparelho de contrapulsão intra-aórtica, marcapasso externo temporário, unidades eletro cirúrgica, berço hospitalar com grades e videolaringoscópio.