Nesta quinta-feira (14), o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) promoveu o curso de formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) para a gestão 2025/2026, em conformidade com a NR-5 da Portaria MPT nº 422/2022.
Os integrantes da comissão, entre eleitos e indicados, participaram da capacitação, que abordou desde a organização, o dimensionamento e a funcionalidade da CIPAA, até o estudo do ambiente e das condições de trabalho, a inclusão de pessoas com deficiência nos processos laborais, a prevenção de acidentes e doenças nos serviços de saúde, os riscos ambientais e seus agentes nocivos, além de orientações sobre prevenção e combate ao assédio sexual no ambiente de trabalho e noções básicas de legislação de segurança do trabalho.
O interventor do ICTDF, Marcus Costa, ressaltou a relevância da comissão como aliada da gestão.
“A CIPAA atua como uma extensão do olhar da direção, identificando situações e necessidades nos setores que muitas vezes não conseguimos perceber diretamente”, afirmou.
Para Wilson Camara, supervisor do SESMT e presidente da CIPAA, a formação fortalece o compromisso da equipe com a prevenção e o cuidado.
“Uma comissão bem treinada consegue agir de forma mais assertiva, identificando riscos e propondo soluções que realmente façam diferença para os colaboradores”, disse.
Com a conclusão do curso, a nova gestão da CIPAA inicia seus trabalhos já preparada para atuar na prevenção de acidentes, promoção da saúde e combate a qualquer forma de assédio no ambiente laboral, reafirmando o compromisso do ICTDF com a segurança e a valorização de seus profissionais.