Central de marcação: (61) 3451-1000

Seg - Sex: 7h - 19h

WhatsApp Image 2025-08-28 at 10.50.26

Workshop celebra 10 anos da Farmácia Clínica no DF

O Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) participou, nesta quinta-feira, 28, do Workshop que marcou os 10 anos da implantação da Farmácia Clínica na rede pública do Distrito Federal. O evento reuniu profissionais que tiveram papel decisivo na consolidação dessa prática, fundamental para o uso seguro e racional dos medicamentos.

A celebração faz referência à Portaria nº 187/2015, que instituiu o Serviço de Farmácia Clínica em todos os serviços da rede de atenção à saúde do DF com a presença de farmacêuticos. A programação incluiu mesas-redondas com relatos de experiências exitosas em diferentes níveis de atenção — da Atenção Primária ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) e hospitalar —, além de debates sobre os desafios e fortalezas para o futuro do cuidado farmacêutico no Distrito Federal.

Criação do serviço

Há uma década, em meio à preocupação com a disseminação da bactéria “KPC” nos hospitais da rede, a médica Maria de Lourdes Worisch — atualmente gerente-geral adjunta do ICTDF — foi convocada a assumir a Coordenação Estadual de Infectologia da SES e como meta principal apresentar um Plano de Enfrentamento da Resistência Bacteriana como prioridade nas áreas críticas (UTIs). Entre as medidas propostas, tornou-se obrigatória a presença do farmacêutico clínico nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), iniciativa que posteriormente foi transformada em lei no Distrito Federal.

“Naquele momento, tínhamos clareza de que o trabalho multiprofissional precisava ser fortalecido para proteger os pacientes. O farmacêutico clínico, dentro da UTI, representa segurança na prescrição, no acompanhamento do uso de antimicrobianos e na prevenção de resistências. É uma conquista que mudou a realidade da assistência hospitalar no DF”, destacou Maria de Lourdes.

O farmacêutico clínico do ICTDF, Lucas Magendaz, que também participou da organização do Workshop e da criação dos protocolos em 2015, lembrou que a Farmácia Clínica expandiu-se para diferentes níveis de atenção.

“Comemoramos 10 anos de uma prática que otimizou farmacoterapias, trouxe orientação aos usuários e promoveu o uso seguro e racional dos medicamentos em toda a rede da SES/DF. Foi um avanço essencial para a saúde pública”, afirmou.

Farmácia Clínica no ICTDF

No Instituto de Cardiologia e Transplantes, o Serviço de Farmácia Clínica foi instituído formalmente em 2021 e atualmente conta com dois profissionais dedicados: Lucas Magendaz e Dinalva Ferreira. O setor tem se destacado pelo gerenciamento do uso de antimicrobianos, na admissão e orientação de pacientes, além de iniciativas de farmacovigilância e segurança do paciente.

“Temos buscado consolidar a atuação junto às equipes clínicas e aos pacientes, sempre com foco na segurança e na efetividade dos tratamentos. A Farmácia Clínica no ICTDF é resultado de um esforço coletivo e da visão que começou há dez anos, quando se plantou a semente dessa política”, concluiu Lucas.