Esta semana, as infectologistas do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF), Claudia Neto e Clarisse Lisboa, participaram em Florianópolis/SC do Congresso Brasileiro de Infectologia, um dos mais importantes eventos da área no país.
Durante a programação, que aconteceu dos dias 16 a 19, as especialistas apresentaram um caso clínico de reativação da Doença de Chagas em paciente transplantado de coração, contribuindo para o debate sobre um tema de grande relevância no contexto dos transplantes.
Para Claudia Neto, responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do ICTDF, a presença no congresso foi uma oportunidade de fortalecer o trabalho desenvolvido na instituição.
“Participar de um evento dessa magnitude nos permite compartilhar nossas experiências e, ao mesmo tempo, trazer novos conhecimentos para aprimorar protocolos e garantir maior segurança e qualidade no cuidado aos nossos pacientes que são especialmente mais vulneráveis, já que se tratam de cardiopatas e transplantados”, destacou.
O interventor do ICTDF, Marcus Costa, ressaltou o papel estratégico da participação científica.
“A presença das nossas infectologistas em um congresso nacional reforça o compromisso do ICTDF com a excelência. Esse movimento de atualização constante é fundamental para que possamos oferecer um atendimento de referência e continuar a avançar como instituição especializada em transplantes e cardiologia”, afirmou.