A Força Aérea Brasileira (FAB) transportou na madrugada desta quarta-feira (20) um coração para um paciente do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). O voo foi conduzido pela tripulação do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo na aeronave Learjet. O paciente receptor é do sexo masculino e tem 58 anos. Toda a cirurgia durou cerca de cinco horas.
O procedimento cirúrgico foi conduzido por três médicos, um enfermeiro, um perfusionista e três técnicos de enfermagem. Até o momento, o ICDF já realizou mais de 125 transplantes cardíacos. A estimativa, no entanto, é a de que esses números aumentem ainda mais devido ao decreto 8.783, de 06 de junho de 2016. De acordo com o texto publicado, a FAB deverá disponibilizar, no mínimo, uma aeronave, que servirá exclusivamente para o transporte de órgãos, tecidos e partes do corpo humano.
O tenente Leandro Janducci Carrera, um dos pilotos que realizou o transporte do coração, se sentiu orgulhoso por poder participar da missão. “Quando entrei para a FAB não sabia que poderia contribuir para salvar vidas, mais isso com certeza foi um dos fatores que me ajudaram a escolher a Aviação de Transporte e o 6º ETA como unidade aérea, por saber de sua elevada carga de cumprimento dessa nobre missão”, afirma o tenente.
Acesse aqui o texto do decreto na íntegra.
* Com informações da Força Aérea Brasileira