Transparência
EQUIPE DE ECMO DO ICDF SALVA VIDA DE PACIENTE PÓS COVID

EQUIPE DE ECMO DO ICDF SALVA VIDA DE PACIENTE PÓS COVID

Brasília (DF), 10/06/2021 - A pandemia da Covid-19 aumentou a ocupação de leitos de UTI e utilizou, cada vez mais, recursos tecnológicos no combate à doença. A ECMO (Membrana de Oxigenação Extra Corpórea), que ganhou popularidade após ser usada no tratamento do humorista Paulo Gustavo, é um deles.

Capaz de funcionar como um pulmão e um coração artificiais para pacientes que estão com os órgãos comprometidos, a ECMO é um equipamento de alta complexidade de suporte ao paciente que está num quadro de insuficiência respiratória grave.

Para Marcelo Augusto Morbeck foi uma nova chance de vida. Em virtude de uma síndrome respiratória aguda grave, causada pela COVID-19, o cuiabano, de 37 anos, que, atualmente, reside em Porto Velho-RO, chegou ao Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) no dia 1º de maio. Mas sua saga começou antes.

Depois de um quadro pós Covid-19, com pulmão bem comprometido e uma infecção pulmonar secundária, a esposa, Rita de Cassia, buscou uma referência nacional em ECMO e chegou ao Dr. Vitor Salvatore Barzilai, supervisor médico das Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Médico do Programa de Insuficiência Cardíaca no ICDF.

“Agradeço, primeiramente, a Deus e à minha esposa, que não desistiu de mim. E ao atendimento humanizado que recebi do Dr. Vitor e de toda equipe do ICDF,  que foi fundamental para salvar a minha vida!”, disse Marcelo, emocionado.

A Equipe de ECMO do ICDF (perfusionista, cirurgião cardíaco e cardio-intensivista) montou a logística junto com uma equipe parceira de UTI aérea para buscá-lo, com maquinário e insumos do Instituto, para realizar a canulação do paciente no seu local de origem, para evitar, assim, qualquer piora em seu quadro clínico. Depois disso, Marcelo veio para o ICDF, em Brasília, onde a equipe treinada para lidar com ECMO o tratou durante 42 dias, sendo 17 deles em ECMO.

Segundo Vitor Salvatore Barzilai, supervisor médico das Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Médico do Programa de Insuficiência Cardíaca no ICDF, o desafio era recuperar o pulmão do Marcelo, dando um tempo de descanso para o órgão. E, quando a ventilação mecânica não consegue mais dar oxigênio ao organismo e ultrapassa limites seguros de manutenção de pressões dela, a ECMO é o último recurso para oxigenar o organismo do paciente.

“Mais que um procedimento, a ECMO é uma linha de cuidados institucional, que envolve o treinamento de uma equipe multidisciplinar, além da equipe médica composta por cirurgiões e clínicos e um time de perfusionistas que ajudam no cuidado do paciente”, disse ele

No ICDF, a experiência com ECMO vem desde 2005, vinculado ao transplante cardíaco e à cirurgia cardíaca pediátrica. Hoje, o Instituto é um dos centros responsáveis pela capacitação e pelo treinamento de outros estabelecimentos de saúde que realizam o procedimento e integra a ELSO (extracorporeal life suport organization), entidade que fomenta as boas práticas em ECMO no mundo. Além disso, é um dos hospitais brasileiros que, antes da pandemia, já realizava mais de 30 casos de ECMO ao ano, comprovando a sua excelência nesse serviço.

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação - ICDF
imprensa@icdf.org.br
61. 3403-5496

Compartilhe