Transparência
ICTDF realiza implante de DAV

ICTDF realiza implante de DAV

Marcelino Ribeiro, 49 anos, portador de Miocardiopatia dilatada de etiologia isquêmica, recebeu um dispositivo de assistência ventricular (DAV) na manhã de ontem, 15, no ICTDF.

Realizando seu 7º procedimento do tipo, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICTDF) é o único hospital com capacidade técnica e assistencial para o procedimento de alta complexidade nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País, e o 3º no número de instalações do dispositivo. Ficando atrás apenas do Sírio-Libanês/SP e Pró-Cardíaco/RJ.

A cirurgia do paciente que atualmente está em lista de espera para transplante cardíaco, ocorreu como uma estratégia de ponte para o transplante devido à sua instabilidade clínica e também à dificuldade na oferta de órgão para ele.

“Os sistemas de assistência ventricular foram desenvolvidos para ajudarem à função do ventrículo esquerdo, direito ou ambos. Auxiliam o ventrículo com lesão a bombear o sangue, mas não substituem o coração. Esse implante dará uma condição mais estável para o paciente até conseguirmos realizar o transplante sem todo o desconforto clínico que a insuficiência cardíaca proporciona”, explicou o cirurgião Cardiovascular do ICTDF, Fernando Atik.

Após 6 horas, tempo considerado curto para a realização do procedimento, o dispositivo foi implantado com sucesso no paciente que se recupera no ICTDF.

“A cirurgia correu bem e sem intercorrências e a evolução do paciente corre a contento”, declarou o especialista.

Marcelino, que é acompanhado pelo médico Adegil Silva, enfrenta a insuficiência cardíaca desde 2009 é só alegria por saber que terá uma qualidade de vida melhor a partir de agora.

“Há um tempo o meu coração tem enfraquecido e poder contar com esse auxílio que o dispositivo vai dar é uma grande felicidade, terei uma vida melhor”, comemorou.

A cirurgia teve a participação da cirurgiã cardíaca, Ana Thalita Miranda, e do intensivista Vitor Salvatore Barzilai. Participaram os residentes Irineu Lopes Neto e Jéssica Silveiro, anestesista André Bifano, enfermeiras Camila Matos, Roberta Dellaparte, Fernanda Hercilia e Isabelle Reis, perfusionistas Jonathan Luiz e Fernanda Palatucci; técnicos em enfermagem Gilmar Vieira e Erika Oliveira; e instrumentadora Sirlene Rodrigues.

Compartilhe