O que é um AVC e quais os sintomas ou sinais?
O acidente vascular celebral AVC é um acidente grave ligado a uma disfunção da vascularização do cérebro, ou seja, quando o cérebro é súbita e brutalmente privado de sangue e, portanto, de oxigênio. Tais acidentes são muito frequentes e podem conduzir a várias sequelas tais como déficits de movimento, distúrbios da fala e também a perdas da sensibilidade.
Existem dois tipos de AVCs, dos quais o mais frequente é o AVC isquêmico: que se trata do entupimento de um vaso sanguíneo, que provoca um infarto do cérebro, e eles representam cerca de 80% dos AVCs. Os 20% restantes são causados por um acidente chamado hemorrágico: ao contrário da isquemia, o vaso se rompe e provoca uma hemorragia no interior do cérebro.
Conheça alguns sintomas podem ajudar a detectar o AVC logo no começo:
- Alteração da força muscular ou formigamento, principalmente dos braços, pernas ou de um lado do corpo.
- Assimetria facial
- Dificuldade na fala
- Movimentação da língua
- Outros sinais como dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, perda da visão de um olho ou dos dois e vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos também podem indicar a presença de um derrame.
A avaliação superficial das funções motoras pode revelar um derrame cerebral. Portanto, para saber se alguém pode ter sofrido um AVC, peça para a pessoa levantar os braços, sorrir repetir uma frase e colocar a língua para fora e para os lados. Caso a pessoa apresente dificuldades nestas tarefas, ela deve ser levada imediatamente a um hospital.
O ICDF dispõe de uma emergência preparada para atender todas as patologias cardiológicas em adultos, com emergência 24 horas.
Estamos preparados para atender todas as patologias cardiológicas, com um atendimento rápido e eficaz.
Por Rafaela Mendes - DRT/DF 014748
Revisão Anna Virgínia Souza - DRT/DF 8989
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/559