O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF – realiza nos dias 19 e 20 de maio a VIII Semana de Enfermagem do ICDF. Neste ano, o tema escolhido para o encontro foi o de “Metas para a segurança do paciente”. O seminário visa a capacitar a equipe assistencial do ICDF e aperfeiçoar as técnicas adotadas na instituição no que diz respeito à qualidade e segurança do paciente.
Para a enfermeira supervisora da Unidade de Intervenção Cardiovascular do ICDF, Leila de Assis Ornellas, a temática precisa ser abordada continuamente não só nas instituições de saúde, mas também nas salas de aula. “É um tema que vem sendo abordado há algum tempo e reflete uma importância muito grande na assistência devido aos cuidados prestados. Nesse contexto, a gente tem que se atentar à segurança do paciente, ao que pode ser feito para que os riscos sejam diminuídos”, pontua Leila.
Atualmente, o ICDF conta com dois setores que atuam diretamente na área de segurança do paciente: o Núcleo de Segurança do Paciente – NSP – e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH. É importante destacar que toda a equipe assistencial do ICDF trabalha em prol do paciente, sempre prevenindo riscos e danos.
Você conhece as seis metas de segurança do paciente?
Meta 1: Identificar os pacientes corretamente
Meta 2: Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde
Meta 3: Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos
Meta 4: Realização de cirurgia segura em sítio cirúrgico, procedimento e pacientes corretos
Meta 5: Higienizar as mãos para evitar infecções
Meta 6: Avaliar os pacientes em relação ao risco de queda e úlcera por pressão, estabelecendo ações preventivas
Soraya Lustosa
DRT 10213-DF
Assessoria de Comunicação
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF
61. 3403-5496/5596
www.icdf.org.br