O Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) é um farol de esperança para crianças com cardiopatias congênitas.
Com uma equipe especializada e uma trajetória de sucesso, o ICTDF oferece um serviço de transplante cardíaco pediátrico exclusivo pelo SUS no Distrito Federal e a história de Nicollas Pereira, de 9 anos, é um exemplo da importância do trabalho do ICTDF.
Nicollas nasceu com uma síndrome de hipoplasia do coração esquerdo, uma condição que afeta o desenvolvimento do órgão. Ele é um caso emblemático, pois é acompanhado por nossa equipe desde o nascimento, e agora, após o transplante, ele tem uma nova chance de vida.
Cristina Afiune - cardiologista pediátrica
De acordo com o interventor do ICTDF, Marcus Costa, o sucesso do caso do Nicollas reflete a dedicação e a expertise da nossa equipe.
“Além do caso do Nicollas, o ICTDF já realizou 55 transplantes cardíacos pediátricos desde que iniciou o serviço. Esses números demonstram a expertise e a capacidade da nossa equipe em realizar procedimentos complexos e salvar vidas. Estamos orgulhosos de ser um centro de referência em cardiologia pediátrica e transplantes no Distrito Federal”, avaliou.
Desafio da doação para crianças
A doação de órgãos é um grande desafio, mas, no caso de crianças é ainda maior, pois as famílias enfrentam uma decisão extremamente difícil e emocional.
"A perda de um filho é sempre um golpe devastador, e a ideia de doar órgãos pode ser ainda mais dolorosa. No entanto, é fundamental que as famílias saibam que a doação de órgãos pode dar uma nova chance de vida a outras crianças que precisam de um transplante. É um gesto de amor e generosidade que pode mudar a vida de muitas pessoas”, acentuou Cristina Afiune.