Quem esteve no Parque da Cidade Sara Kubischeck neste domingo (24) pode se divertir e cuidar da saúde. O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) realizou no local uma ação educativa para prevenir a hipertensão arterial e falar dos riscos da doença. Enfermeiros da instituição repassaram dicas de alimentação saudável, falaram da importância da prática regular de exercícios físicos e também aferiram a pressão arterial da população. O evento contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Secretaria de Saúde do DF.
A bancária Sumaia Santos, 56 anos, aproveitou o dia no parque para cuidar da saúde. Ela, que tem pressão alta, faz o controle com medicamentos e caminhadas. “Eu achei maravilhoso esse evento aqui no parque. Você relaxa, pode caminhar e depois vem aqui pra cuidar do corpo. Isso faz é ajudar a gente, só acrescenta na vida da gente”, afirma. “Eu achei ótimo o que vocês fizeram, deveria ter sempre”, comenta.
Para a superintende do ICDF, Núbia Welerson Vieira, a melhor forma de prevenir doenças como a hipertensão é ter hábitos saudáveis. “A hipertensão é uma doença silenciosa, muitas vezes não sentimos seus sintomas de imediato. E esse é mais um motivo para termos cuidado com a nossa saúde. A alimentação correta é muito importante nesse sentido, mas também precisamos nos exercitar”, explica Núbia.
Um estudo conjunto da Escola de Economia de Londres, do Instituto Karolinska (Suécia) e da Universidade do Estado de Nova York mostra que, até 2025, o número de hipertensos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, deverá crescer 80%. O cigarro, o sedentarismo, a obesidade, a má alimentação e o álcool são os fatores que elevarão ainda o número de pessoas com hipertensão. Dados do Ministério da Saúde também revelam que mais de 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão.
Como prevenir a hipertensão?
Escolha alimentos que possuam pouca gordura saturada, colesterol e gordura total;
Opte por alimentos cozidos, assados e grelhados;
Abandone o cigarro. Depois da hipertensão, o fumo é o principal fator de risco de doenças cardiovasculares;
Pratique atividades físicas pelo menos três vezes por semana;
Utilize escadas ao invés de usar o elevador;
Diminua a quantidade de sal na comida;
Evite o consumo de bebidas alcóolicas;