ATENÇÃO: Um dos nossos profissionais entrará em contato em breve para confirmar o dia e horário do seu procedimento.
Leia atentamente as orientações referentes ao exame que irá realizar.
Um exame capaz de detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, registrando em gráficos que podem indicar normalidade ou alguns tipos de patologia (doenças) do coração.
Diferencial: A emergência do ICTDF realiza rapidamente o eco cardiograma na triagem do paciente, pois é um dos 07 hospitais do país que participa do Plano de Boas Práticas Clínicas em Cardiologia com diretrizes da Sociedade Brasileira Cardiologia (SBC) e nas normativas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Um exame complementar monitor, com uso de monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante as 24 horas do dia, para detectar alterações que em geral não aparecem num exame de tempo mais limitado.
Sigla de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial -(MAPA)- 24 horas. Trata-se de um exame útil tanto no diagnóstico e no acompanhamento de Hipertensão.
Exame em que o paciente realiza determinada modalidade de esforço físico graduado e monitorado com eletrocardiograma, objetivando aumentar sua demanda metabólica global e em especial a demanda metabólica do coração, podendo assim avaliar, entre outras variáveis, a aptidão cardiorrespiratória global do indivíduo e a presença de isquemia no músculo cardíaco.
Conhecido como teste da inclinação, é um exame desenvolvido para identificar uma razão clínica para os casos de desmaio em pacientes de qualquer idade, mas principalmente, entre adolescentes e jovens sem cardiopatia aparente. Ele avalia o comportamento da pressão arterial e da frequência cardíaca do paciente diante de mudanças na postura, já que o corpo do paciente é submetido a diversas inclinações durante o exame. É muito utilizado para fazer a diferenciação entre os diferentes tipos de desmaios.
O exame eco cardiograma transesofágico (ETE) é um exame complementar de diagnóstico, semelhante à endoscopia, que se baseia na utilização de ultrassons para obter imagens em movimento do coração e dos vasos sanguíneos.
Um exame complementar de diagnóstico que utiliza os ultrassons para estudar, em tempo real, a anatomia e circulação nas artérias carótidas, observando o estado da parede arterial (pesquisa de estenoses por placas de aterosclerose), mas também avaliação do fluxo de sangue nas artérias carótidas auxiliando no diagnóstico de doenças desta.
Um exame complementar de diagnóstico que utiliza os ultrassons para estudar, em tempo real, a anatomia e circulação nas artérias vertebrais, realizando avaliação do estado da parede arterial e do fluxo de sangue nas artérias vertebrais, auxiliando no diagnóstico de doenças podem acometer essas artérias.
Um exame de ultrassom que permite ver e analisar o coração em movimento, as válvulas cardíacas e os principais vasos que chegam e saem do coração. Através do ecocardiograma é possível detectar malformações do coração e alterações de sua função..
Um exame de imagem - de ultrassom do coração- sob estresse farmacológico (uso do medicamento: dobutamina), que possibilitam visualizar a contração do coração em repouso e em esforço máximo.
Um exame de imagem semelhante ao do ultrassom realizado no feto, durante a gestação, permitindo visualizar as imagens dos músculos e valvas cardíacas e avaliar o funcionamento do coração do bebe, além de identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.
Diferencial: O ICTDF possui um Programa de Cardiopediatria que realiza o diagnóstico precoce de cardiopatia congênita neonatal, ainda durante a gestação, com acompanhamento de equipe especializada, realizando exames complementares, parto cesariano e atendimento neonatal com suporte de UTI.
O exame de Ecodoppler colorido transtorácica (ETT) é uma técnica não invasiva baseada na utilização de ultrassons para o estudo da anatomia do coração e registo da maneira como o sangue se move dentro do sistema cardiovascular, permitindo assim o estudo da velocidade, direção e organização dos fluxos.
A Ressonância Magnética é uma tecnologia médica de imagem que utiliza um forte campo magnético e ondas de radiofrequência para produzir imagens detalhadas dos órgãos internos e tecidas. A mais avançada tecnologia para o exame de lesões cerebrais, lombares e tumores.
A Ressonância Magnética é uma tecnologia médica de imagem que utiliza um forte campo magnético e ondas de radiofrequência para produzir imagens detalhadas dos órgãos internos e tecidas. A mais avançada tecnologia para o exame de lesões cerebrais, lombares e tumores.
A Ressonância Magnética é uma tecnologia médica de imagem que utiliza um forte campo magnético e ondas de radiofrequência para produzir imagens detalhadas dos órgãos internos e tecidos. A mais avançada tecnologia para o exame de lesões cerebrais, lombares e tumores.
um exame cujo funcionamento é semelhante ao raio X onde são utilizados esses mesmos raios para obter imagens de partes internas do paciente (ossos, órgãos e outras estruturas), então, a máquina que executa a tomografia produz radiografias transversais, que são processadas por um computador. Após esse processamento, o resultado são imagens bem detalhadas da área que o médico especialista precisa avaliar.
Um exame cujo funcionamento é semelhante ao raio X onde são utilizados esses mesmos raios para obter imagens de partes internas do paciente (ossos, órgãos e outras estruturas), então, a máquina que executa a tomografia produz radiografias transversais, que são processadas por um computador. Após esse processamento, o resultado são imagens bem detalhadas da área que o médico especialista precisa avaliar.
ATENÇÃO: Todo paciente deverá vir acompanhado por um familiar maior de idade. É orientado para que o paciente não dirija veículos após a realização do exame.
Um exame cujo funcionamento é semelhante ao raio X onde são utilizados esses mesmos raios para obter imagens de partes internas do paciente (ossos, órgãos e outras estruturas), então, a máquina que executa a tomografia produz radiografias transversais, que são processadas por um computador. Após esse processamento, o resultado são imagens bem detalhadas da área que o médico especialista precisa avalia.
A angiotomografia das coronárias é um exame de diagnóstico não invasivo pelo qual é possível visualizar tridimensionalmente (3D) se há resíduos depositados nas paredes das artérias do coração, além de malformações vasculares.