Transparência
background

Perguntas Frequentes

As visitas contribuem para recuperação do paciente, que muitas vezes se encontra fragilização pela permanência em ambiente hospitalar. Entretanto, solicitamos que sejam obedecidas às normas internas para o bem de todos os pacientes internados. Os visitantes devem se identificar no balcão de atendimento da entrada principal do Hospital das Forças Armadas –HFA–, uma vez que a internação, o centro cirúrgico e a UTI do ICTDF ficam no edifício do HFA. Durante o cadastro de visitantes, é necessário apresentar documento de identidade ou outro documento que contenha foto.
Para maior segurança e melhor recuperação do paciente, o hospital restringe o número de visitantes a cada turno, ficando a visita permitida da seguinte forma:
Visita na Internação: Apenas um visitante por vez, pode entrar no quarto.
Visita nas UTI’s: Apenas um visitante por vez, pode entrar no quarto.
A PARTIR DE QUE IDADE CRIANÇAS PODEM VISITAR PACIENTES INTERNADOS?
UTI’S: a partir de 14 anos de idade.
INTERNAÇÃO: a partir de 12 anos.
Atenção: não é permitida a entrada de visitantes utilizando bermudas, minissaia, camisa sem manga, sandálias e similares.

INTERNAÇÃO: 6º ANDAR: 15h30 às 16h30 - 19h00 às 20h00.
UTI CIRÚRGICA: 5ºANDAR: 15h00 às 16h00 - 20h00 às 21h00.
UTI PEDIÁTRICA: 5º ANDAR: 14h00 às 15h00 - 20h30 às 21h30.
EMERGÊNCIA UDT: 15h00 às 16h00 - 20h00 às 21h00.
UNIDADE DE CUIDADOS ESPECIAIS/ UCE: 3º ANDAR: 11h00 às 13h00 - 20h00 às 21h00. *Transplante de medula óssea (TMO)

Tem assegurado por lei um acompanhante o paciente internado menor de 18 anos de idade, conforme consta no art. 12 da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente. O mesmo direito é assegurado aos idosos (60 anos ou mais) submetidos à internação hospitalar, descrito no art. 16 da Lei 10.741/03 - Estatuto do Idoso. Do mesmo modo, paciente PCD (pessoa com deficiência) e paciente com indicação médica, informando a necessidade de acompanhante.

O atendimento na emergência cardiológica do ICTDF - Unidade de Dor Torácica (UDT) funciona 24h e dispõe de “heart time” para melhor atende-lo. Pacientes particulares e de convênios podem direcionar-se a emergência. Pacientes transplantados devem seguir as orientações da equipe da Unidade de Transplantes do ICTDF. Já os pacientes do (SUS) são atendidos nessa unidade somente com autorização do sistema de regulação, ou seja, transferidos de outra unidade hospitalar da rede publica de saúde.

O Paciente eletivo realiza consulta ambulatorial com médico cardiopediatra, realiza uma série de exames, e é acompanhado até estar pronto e ser convocado para cirurgia.

A unidade de terapia intensiva cardiopediátrica do ICTDF dispõe de 10 leitos, alguns são apara atendimento de pacientes do SUS (por meio de contrato). Assim, sempre que acontece uma alta nos leitos de atendimento de pacientes do SUS, o ICTDF informa à Regulação, que indica qual o próximo o paciente que será atendido no ICTDF. A indicação de paciente feita pela Regulação ocorre segundo critérios de gravidade, condições clínicas e condição de cirurgia.

1º passo: o paciente deverá levar o pedido médico ao posto de saúde ou hospital público;
2º passo: o solicitante da unidade do posto/hospital deverá inserir o pedido médico no SISREG;
3º passo: a solicitação deverá constar: indicação, medicamentos de uso do paciente e resultados de exames anteriores, quando houver;

O ICTDF atende pacientes procedentes do SUS, mediante agendamento realizado por meio da Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Dessa forma, não é possível o próprio paciente realizar marcação diretamente no ambulatório.

O horário de funcionamento é das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Envie e-mail para credenciamento@ictdf.org.br ou ligue para o telefone (61) 3403-5424.

Lista de procedimentos: CLIQUE AQUI
Lista de Exames: CLIQUE AQUI

Acesse a lista atualizada neste link: CLIQUE AQUI

O ICTDF é uma instituição filantrópica, ou seja, é privada sem fins lucrativos. Em decorrência disso, atende pacientes particulares e por meio de convênios. O Instituto de Cardiologia e Transplantes também possui contrato com a Secretária de Estado de Saúde do Distrito Federal para atender pacientes regulados, que são aqueles encaminhados pela própria Secretária de Saúde.

Não, são dois hospitais diferentes. Em 2002, foi criado o Incor-DF, que era administrado pela Fundação Zerbini. No entanto, esta Fundação deixou a administração da unidade em 2009 para se dedicar com exclusividade à gestão do Incor-SP. Desde então, o hospital é administrado pela Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) e chama-se Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF). Portanto, o ICTDF não é o Incor.