Transparência
Após ECMO e transplante cardíaco, paciente do ICTDF comemora alta médica

Após ECMO e transplante cardíaco, paciente do ICTDF comemora alta médica

Morador de Niquelândia, no Goiás, foi acometido por insuficiência cardíaca sem causa determinada

No Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) as histórias de superação não param de ocorrer. Desta vez, o relato se refere ao senhor Adimilson Ferreira da Silva, 55 anos, morador de Niquelândia, Goiás.

Conforme relatou a esposa do paciente, Rosângela Rodrigues dos Santos, sua saúde foi sempre muito boa, contudo, uma insuficiência cardíaca de causa indeterminada fez sua vida mudar em novembro do ano passado quando, após alguns dias se sentindo mal, Adimilson buscou ajuda médica e teve início sua saga.

“De repente ele começou a ficar muito cansado e sentir os pés inchados e eu não achei aquilo normal. Então, fomos procurar atendimento e nem chegou a ser possível aguardar o resultado dos exames que haviam sido feitos após a consulta em uma clínica onde eu já me tratava, pois ele logo teve que ser internado em Anápolis em estado muito grave”, contou Rosângela destacando que a internação do marido no ICTDF se deu em 13 de novembro.

A enfermeira coordenadora do Transplante Cardíaco, @camilamatos25, explicou que assim que o paciente deu entrada no Instituto foi percebida a gravidade do caso.

“Neste momento já ficou evidente que o caso era gravíssimo e a equipe multidisciplinar iniciou a avaliação para transplante cardíaco em critério de prioridade. Então, após passar 12 dias em UTI com balão intra-aórtico (BIA) e ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea) e ficar quatro dias em lista de espera, no dia 27 de novembro o senhor Adimilson recebeu o novo coração”, revelou a profissional.

Após os meses de preocupação, luta e muita fé, a vida agora será outra para o casal e o resto da família.

“Cada vez que via ele preocupado, dizia que ficasse tranquilo porque tudo daria certo e que Deus iria manter ele vivo. Aí, saía de perto e me ajoelhava suplicando para que o Senhor realizasse um milagre. Agora, vê-lo saindo daqui bem como está é uma grande emoção. Só tenho a agradecer por todo o atendimento e carinho da equipe com a gente durante esse período”, destaca Rosângela.

Compartilhe