Transparência
Audiência Pública debate atendimento ambulatorial e cirúrgico de crianças cardiopatas

Audiência Pública debate atendimento ambulatorial e cirúrgico de crianças cardiopatas

Brasília-DF, 10/11/16 – Com o objetivo de debater a situação de atendimento ambulatorial e cirúrgico de crianças com cardiopatia congênita, foi realizada, nesta quarta-feira (09), audiência pública na Câmara dos Deputados. Representantes de hospitais, de organizações não governamentais e do poder público participaram do encontro para avaliar as condições de atendimento prestadas a esses pacientes em todo o país.
 
O cardiologista Jorge Afiune, representante da Sociedade Brasileira de Pediatria e supervisor da divisão de cardiologia pediátrica do ICDF, destacou que o atendimento a crianças cardiopatas melhorou muito nos últimos 15 anos. “Apesar de o atendimento ainda não ser como nós gostaríamos, hoje o cenário é bem diferente. Temos profissionais capacitados e equipamentos que nos permitem trabalhar melhor. Até pouco tempo essa realidade não existia”, pontua Afiune.
 
Representantes da Associação de Assistência à Criança Cardiopata Pequenos Corações também participaram da audiência. A presidente da associação, Márcia Rebordões, falou da importância de serem construídos mais leitos de UTI neonatais no Brasil e da necessidade de realização do teste do coraçãozinho. O teste deve ser realizado no recém-nascido após as primeiras 24 horas de vida para rastrear possíveis cardiopatias congênitas críticas.
 
O cirurgião cardíaco do ICDF, Fernando Atik, avaliou no encontro a necessidade de mais centros de saúde especializados na região. “Seria interessante o hospital de base voltar a realizar cirurgias cardíacas de alta complexidade. Isso melhoraria o fluxo de atendimento e permitiria que mais pessoas fossem operadas”, argumenta Atik. “O ICDF tem feito muito pela saúde pública e queremos que outras instituições também façam o mesmo”, afirma o médico.
 
A cardiopatia congênita é um defeito na estrutura ou na função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação. Dados mais recentes revelaram que a cada 100 nascimentos no país, pelo menos um deles terá problemas cardíacos. Hoje, nascem no Brasil aproximadamente 23 mil crianças com problemas no coração por ano.
 
Novos investimentos
 
O ICDF construirá no próximo ano cinco novos leitos de UTI Pediátrica que serão destinados prioritariamente a pacientes neonatais, ou seja, crianças com até um ano de vida. Hoje, a instituição conta com oito leitos de UTI Cardiopediátrica regulados para atendimento da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SESDF). A ampliação permitirá que mais pacientes cardiopatas sejam tratados e proporcionará mais conforto e qualidade durante o tratamento.
 
 
Soraya Lustosa
DRT 10213-DF
Assessoria de Comunicação
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF
61. 3403-5496/5596
facebook.com/icdf.fuc 
www.icdf.org.br
Compartilhe