Transparência
Cirurgia cardíaca de crianças mais rápida no DF

Cirurgia cardíaca de crianças mais rápida no DF

ICDF busca parcerias e cria, juntamente com a SES, fila única para cirurgia pediátrica cardíaca no DF

Desde o inicio deste ano começou a funcionar o programa que estabelece uma fila única para a realização de cirurgias cardíaca pediátrica no DF. A criação desta fila é resultado de um acordo firmado entre o Instituto de Cardiologia do DF (ICDF) e o Governo do Distrito Federal, através da Secretária de Saúde, com o objetivo de realizar um melhor gerenciamento do tratamento cirúrgico das doenças cardíacas pediátricas.

O objetivo deste acordo é garantir que toda criança com cardiopatia congênita, nascida no DF e entorno, possa ter o tratamento cirúrgico, quando necessário e no momento adequado, sem a necessidade da interferência judicial.Desta forma, o programa permitirá que as crianças em tratamento ambulatorial, assim como as crianças internadas em hospitais da rede pública possam ter a cirurgia cardíaca realizada o mais breve possível.

Uma cirurgia cardíaca pediátrica é uma intervenção de muita complexidade, que exige não apenas equipamentos específicos, como também uma equipe médica especializada e treinada para realizar esse procedimento. Nesse sentido, o ICDF, hospital filantrópico conveniado à Secretária de Saúde, destaca-se como referência no atendimento de alta complexidade na região centro-oeste.

Há a expectativa de que a partir de março, juntamente com Central de Regulação de Leitos SES-DF seja possível expandir o programa para o atendimento desde a vida intrauterina. Atualmente, nascem aproximadamente 4.000 crianças por mês no DF e entorno. Estima-se que deste total, aproximadamente 20 crianças, nascem com alguma cardiopatia congênita grave que necessite de tratamento cirúrgico em centro especializado, como é o caso do ICDF.

 

 

Mais informações para a imprensa:


Assessoria de Comunicação do ICDF
Anna Virgínia Souza- (61) 9197-1565

Narla Bianca – (61) 9129-6319

imprensa@icdf.org.br

www.icdf.org.br

Siga-nos no twitter: @ICDFFUC

Compartilhe