Transparência
Dia do Psicólogo: conheça um pouco do trabalho realizado no ICDF

Dia do Psicólogo: conheça um pouco do trabalho realizado no ICDF

Hoje, 27 de agosto, é comemorado no Brasil o dia do Psicólogo. Nesta importante data, vamos parabenizar todos os profissionais da área e aproveitar para conhecer um pouco da rotina da Equipe de Psicologia do ICDF? Nosso quadro, atualmente,  é composto pelas Psicólogas Anabel Saboia e Mayara Araújo, ambas especialistas em Psicologia Hospitalar.


Algumas das atividades exercidas pela equipe são: avaliação psicológica ambulatorial dos pacientes pré e pós-transplante, psicoeducação, manejo de ansiedade e acompanhamento durante o período de hospitalização.


Em ocasiões onde há a necessidade de intervenção por causa de situações de crise e/ou acompanhamento e acolhimento diante da comunicação de notícias difíceis, contamos com o apoio direto das equipes assistenciais para acionar a Psicologia.


Além do transplante, as psicólogas do ICDF trabalham dando suporte aos pacientes submetidos a algum tipo de tratamento ou cirurgia cardíaca. Dessa forma, o campo de atuação abrange o atendimento ambulatorial (consultório) e as unidades de internação (Enfermarias e UTI’s Adulto e Pediátrica).


A Psicologia Hospitalar atua na prevenção, na manutenção e no manejo da saúde mental de indivíduos que estão diante de um processo de adoecimento e necessitam de suporte/tratamento hospitalar especializado. Assim, durante o percurso,  a equipe também  avalia e acompanha a rede de suporte, uma vez que compreende a mesma como sendo uma extensão do próprio paciente.


Para Anabel Saboia, o contexto saúde X doença vai muito além do corpo físico: “Acreditamos em uma visão holística de ser humano e valorizamos as esferas biopsicossociais e espirituais. Humanizar é olhar para o paciente como um ser completo e complexo, ofertando suporte também no campo psíquico”.
Esse pensamento reflete o trabalho multidisciplinar que é desenvolvido no ICDF, conhecido pelo atendimento de excelência médica, mas também, pelo atendimento humanizado que oferece aos pacientes. 


“Hoje, queremos lembrar a importância da Psicologia como ciência e profissão, e ressaltar a relevância dela dentro do nosso ICDF e diante da VIDA, do sofrimento, do luto, da subjetividade e da saúde mental como um todo. Juntos, somos mais fortes!”, disse Mayara Araújo.

Compartilhe