Transparência
Entenda como funciona a Arrtmia Cardíaca

Entenda como funciona a Arrtmia Cardíaca

A Arritmia cardíaca é qualquer alteração no ritmo das batidas do coração, que pode fazer com que ele bata mais rápido, mais lento ou simplesmente fora de ritmo, à frequência de batimentos cardíacos em um minuto considerado normal em um indivíduo em repouso, está entre 60 a 100.

Existem dois tipos de arritmia: a benigna e a maligna, sendo as benignas as mais comuns. As benignas são aquelas que não alteram a função e o desempenho do coração e não trazem riscos maiores de morte, podendo ser controladas com medicamentos e com atividade física. Já as malignas, pioram com esforço ou exercício e podem levar à morte.

“Eu sentia o coração batendo mais forte, rápido, sentia cada pulso do coração em momentos variados até deitada sentia, não aguentava fazer exercícios por muito tempo. Quando procurei um médico e foi diagnosticado, fui fazer o tratamento, com isso melhorou muito minha vida.”, completou Paulo José paciente de arritmia cardíaca.

Uma pessoa com arritmia que tem um coração livre de outras doenças pode ter a sua arritmia tratada ou ainda conviver com ela sem grandes problemas, dependendo da intensidade. Porém, a presença de doenças cardíacas pode tornar a arritmia maligna.

Veja o nosso bate bola com o Cardiologista do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal Dr. Gustavo Gir.

 

Quais são os tipos de arritmias cardíacas?

Existem vários tipos de arritmias, mas as mais comuns são a taquicardia, quando o coração bate rápido e a bradicardia, quando as batidas são muito lentas. Existem também os batimentos fora de compasso, que se manifestam com pulsação irregular, como as extrassístoles e a fibrilação atrial.

Quem está sujeito às arritmias cardíacas e à morte súbita?

Qualquer pessoa pode ter arritmia cardíaca, independentemente de faixa etária, gênero ou condição socioeconômica. As arritmias cardíacas podem acometer recém-nascidos, jovens supostamente saudáveis e esportistas. Mas são mais frequentes em pessoas portadoras de doenças do músculo cardíaco ou doenças hereditárias do sistema elétrico e também em idosos.

Como é feito o diagnóstico de uma arritmia cardíaca?

Quando uma pessoa percebe que seu coração está batendo de forma inadequada, deve procurar um cardiologista para avaliação clínica. O médico fará a anamnese, levantará dados da história familiar, realizará um exame clínico detalhado e um eletrocardiograma. A partir de então, outros testes são solicitados dependendo da necessidade de cada paciente, tais como: Ecocardiograma, Holter de 24h, Teste Ergométrico, Monitor de Eventos, Ressonância Magnética do Coração e Estudo Eletrofisiológico Intracardíaco.

Qual tratamento de uma arritmia cardíaca?

Quem determinará o tratamento adequado é o médico especialista em arritmias. Os tratamentos podem ser medicamentosos, por Ablação por Cateter que e a cauterização dos focos das arritmias ou ainda pode ser necessário o uso de Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis, tais como Marca-passo, Cadioversor-Desfibrilador  ou Ressincronizador.

Como prevenir as arritmias cardíacas e a morte súbita?

Para prevenir as arritmias cardíacas, assim como as demais doenças, é preciso ter hábitos saudáveis, alimentação saudável, não se exceder no consumo de bebidas alcoólicas, energéticos, não usar tabaco, tratar diabetes e evitar obesidade. Também é importante dar atenção à saúde emocional, evitando o estresse. Toda atividade física e/ou esportiva moderada traz benefícios à saúde, mas antes de iniciá-la, deve-se procurar um médico para avaliação clínica e orientação adequada. Por fim, visitas regulares a um cardiologista, pelo menos uma vez por ano, são fundamentais.

Então preste atenção nos sinais do seu coração, como pulsações irregulares, batimentos intensos, rápidos, cansaço demasiado e sem motivo aparente, tonturas e desmaios.

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal possui equipe especializada em arritmia, portanto, está preparo para atender casos de alteração no ritmo das batidas do coração, somos uma instituição de referencia em alta complexidade cardiovascular, caso tenha interesse em ser avaliado por nossas equipes confira no site a lista de convênios atendidos ou  entre em contato pelo telefone 34511055.

Por Rafaela Mendes - DRT/DF 014748
Revisão Anna Virgínia Souza - DRT/DF 8989

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/559

Compartilhe