Frente Parlamentar em defesa dos transplantados é lançada na CLDF
A noite de ontem foi de muitas emoções no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Pré e Pós-Transplantadas e de conscientização de Doação de Órgãos e Tecidos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
À frente da iniciativa, o deputado distrital Eduardo Pedrosa, salientou que a ideia é que se amplie o espaço para que venha à luz esse tema tão importante para a população do Distrito Federal e de todo o País.
“Espero que esse espaço promova o debate em torno da conscientização da relevância da doação de órgãos e tecidos e a possibilidade do desenvolvimento de ações para que essa parcela da população, que são as pessoas pré e pós-transplantadas, seja atendida da melhor maneira possível", destacou.
Na ocasião, o superintendente do ICTDF, Rogério Dalfollo Pires, falou sobre os serviços que o Instituto vem oferecendo há quase 15 anos no DF para pacientes pré e pós-transplantados e a importância de políticas públicas para fortalecer ainda mais as ações em prol da causa.
“Como instituição filantrópica que presta esse atendimento de transplante, temos muita responsabilidade sobre tudo o que cerca os nossos pacientes. Por isso, certamente, essa frente parlamentar tem muito a contribuir com todos para a fortalecer as relações que as instituições precisam ter com esses pacientes que passam em acompanhamento por tanto tempo, seja antes ou após o transplante”, salientou o superintendente.
Para o presidente da Comissão de Transplantados do Distrito Federal (CTxDF), Robério Melo, o momento foi de realização já que o novo passo possibilitará a ampliação das ações em benefício dos pacientes que aguardam um novo órgão e daqueles que já passaram pelo processo.
“Em 2017, quando eu recebi meu transplante, percebi, claramente, que precisava fazer alguma coisa pelos outros transplantados. Então, em 2018 iniciei uma luta solitária e, em 2020, juntamente com duas grandes amigas, Elaine Gomes e Alice Oliveira, quando fundamos a Comissão dos Transplantados luto em favor deles. Por isso, essa ocasião é a realização de um sonho para mim, pois é o início de uma jornada de muito trabalho, mas, que, certamente trará muitos benefícios para os pré e pós-transplantados”, celebrou Roberio.
Com a presença de profissionais da saúde, representantes de outras entidades que contribuem para que as doações e transplantes de órgãos aconteçam e pacientes e familiares a noite também foi de belas homenagens.
A enfermeira responsável pela área de Transplantes do ICTDF, Carolina Couto, foi a escolhida para receber um mimo em reconhecimento à sua dedicação e entrega ao trabalho que realiza na área representando todos os profissionais da saúde dedicados à causa. E a Karen, mãe da paciente Marcela, recebeu uma homenagem póstuma para ela que foi a primeira criança que realizou um transplante cardíaco no ICTDF e que dá nome à nossa boneca de pano. Infelizmente, após 12 anos, Marcela veio a falecer em 2021, mas, será sempre lembrada pelo importante marco que representou para os transplantes no DF e região Centro-Oeste do Brasil.
Confira os cliques: