Transparência
Hospital do DF é o segundo no país em transplantes cardíacos

Hospital do DF é o segundo no país em transplantes cardíacos

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF foi o segundo hospital do país no ranking de transplantes cardíacos em 2016. A instituição realizou 43 transplantes cardíacos, um a menos que o hospital de São Paulo que foi líder com 44 transplantes cardíacos realizados (segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes-ABTO).

Esse resultado consolida o ICDF como instituição de referência em transplantes. Nos últimos 4 anos consecutivos o hospital colocou o DF como líder nacional em transplantes cardíacos realizados por milhão de habilitantes. Além disso, o DF destaca-se ainda como líder nacional no número de transplantes de córnea e fígado, e transplantes de medula óssea; e está em quarto lugar com transplante de rim (todos no volume de procedimentos realizados/ por milhão de habitantes).  

O programa de transplantes no DF cresceu muito com a transformação do ICDF numa Unidade Multitransplantadora, hoje a instituição realiza transplantes de coração, fígado, rim, córnea e transplante de medula óssea (TMO) e bateu recorde em todos os tipos de transplantes, se comparado ao ano anterior (conforme gráfico abaixo).

TIPO DE TRANSPANTE

2015

2016

SÉRIE HISTÓRICA

CORAÇÃO

30

43

163

FIGADO

22

74

259

RIM

35

55

140

CORNEA

35

54

126

TMO AUTOLOGO

40

54

130

TMO ALOGÊNICO AP

9

19

29

TMO ALOGÊNICO NÃO AP

4

8

12

TMO TOTAL 

53

81

171

TOTAL GERAL

210

307

861

* SÉRIE HISTÓRICA: Transplantes realizados desde 2009, a partir da habilitação de cada tipo de procedimento.

Além disso, no ano de 2016 o programa de transplantes do ICDF teve grandes conquistas atingimos a marcar de mais de 800 pacientes transplantados, realizamos o primeiro TMO pediátrico e o primeiro TMO haploidêntico do DF (transplante com compatibilidade entre o doador e o receptor é de 50% ou um pouco mais) .

Entre os mais 800 pacientes está Natália Freire, diagnosticada com leucemia mielóide aguda, que em julho de 2016 realizou o TMO Aparentado, a doadora foi à irmã.  Hoje, a Natália está em casa se recuperando do procedimento e sempre que possível, faz campanhas em suas redes sociais falando sobre transplantes, doação de órgãos e sobre o cadastro de doadores de medula óssea no Redome. 

No DF aproximadamente 339 pessoas aguardam em fila por um órgão compatível para transplante, o que poder ser considerado pequeno, se comparado a outros estados, porém, para esses pacientes, a angústia pela espera dos transplantes é sufocante. 

Diminuir essa angústia é também a motivação para que o ICDF, juntamente com Ministério da Saúde e Secretária de Saúde do DF realize ainda mais ações de conscientização  e sensibilização sobre a Doação de Órgãos, e continuem trabalhando para ampliar o programa de transplantes, diminuindo assim, o tempo de espera por transplantes de órgãos não somente no DF, mas em todo país. 

Serviço: Os pacientes com indicação de transplante de Coração, fígado, Rim, Córnea e Medula Óssea (seja alogênico ou autólogo) que tem interesse em ser acompanhado pela equipe do ICDF, ou buscam mais informações sobre o Programa de Transplantes do Instituto, devem agendar uma consulta através do telefone (61) 0800-644-1044 das 8h às 17h ou do correio eletrônico para transplanteicdf@icdf.org.br.

 

Mais informações, entre em contato com nossa assessoria de imprensa:

Anna Virgínia Souza – DRT 8989

                Assessoria de Imprensa do ICDF

(61)3403-5496 ou (61)9197-1565 imprensa@icdf.org.br

Compartilhe