Transparência
I Fórum de Qualidade e Segurança do Paciente aborda práticas seguras de cuidado no ambiente hospital

I Fórum de Qualidade e Segurança do Paciente aborda práticas seguras de cuidado no ambiente hospital

Cerca de 100 pessoas estiveram reunidas neste final de semana, em Brasília, no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF – para participar da primeira edição do Fórum de Qualidade e Segurança do Paciente. O evento contou com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais da saúde. O encontro contou uma intensa programação e permitiu a troca de experiências entre os participantes.

Representantes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do DF – BOPE – e da Força Aérea Brasileira – FAB – também participaram do encontro e relataram técnicas de cuidado e segurança nas suas respectivas áreas de atuação. Ambos fizeram um paralelo de técnicas de prevenção de riscos entre os setores de segurança pública e segurança hospitalar. O encontro também permitiu que o paciente mostrasse o seu ponto de vista acerca do cuidado e da segurança fornecida e ele dentro do hospital.

Para a estudante de enfermagem Marlene Alves Amorim, a troca de experiências entre diferentes áreas permitirá que ela aprimore seu trabalho quando concluir a graduação. "Eu achei ótimo o fórum. Estou no nono semestre da faculdade e trabalho com uma empresa de anestesia. O que eu tô vendo aqui hoje vai ser aplicado no meu dia a dia, principalmente a parte de engenharia clínica. Espero usar todo o conhecimento que adquiri na segurança do paciente", afirma Marlene.

A enfermeira do ICDF Camila Dornelas relatou aos participantes como é feito o gerenciamento de riscos na instituição. Além detalhar a execução dos métodos utilizados, ela explicou como os processos são realizados na prática. "A intenção é mapear todas as áreas do hospital. Primeiro nós identificamos os nossos processos, que são as nossas atividades, que podem ser administrativas ou assistenciais. Depois identificamos o risco e vemos a gravidade dele. Assim, nós conseguimos verificar todos os riscos inerentes às tarefas e prevenir que eles aconteçam", destaca Camila.

A organizadora do fórum, Carla Ulhoa André, afirma que o sucesso do evento é reflexo do trabalho realizado pelos profissionais do ICDF. "Estamos muito felizes com o resultado. Os participantes aprovaram o encontro. Tanto os profissionais do hospital quanto nossos palestrantes externos abordaram muito bem os temas e pudemos explorar bastante os assuntos", afirma. "Acredito que os próximos encontros serão ainda mais proveitosos", pontua Carla.

 

Soraya Lustosa
Assessora de Comunicação
DRT 10213/DF
Instituto de Cardiologia do DF
61 – 3403-5496/5596
www.icdf.org.br
Compartilhe