Transparência
ICDF atinge a marca de 5,8 mil cirurgias cardíacas

ICDF atinge a marca de 5,8 mil cirurgias cardíacas

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF – vem transformando a vida de pacientes de todo o país, principalmente da população do DF. A instituição já realizou mais de 4,6 mil cirurgias cardiovasculares em adultos no período de 2009 a julho de 2016. A quantidade de cirurgias cardíacas pediátricas também vem aumentando: no mesmo período, foram feitos mais de 1,2 mil procedimentos. No somatório total, a equipe médica do hospital já realizou mais de 5,8 mil cirurgias cardiovasculares.
 
Em relação aos marcapassos e cardiodesfibriladores implantáveis (CDI), o ICDF já implantou mais de 1,1 mil dispositivos. O CDI é um aparelho que monitora e trata os batimentos irregulares do coração, que podem representar risco de morte. Já o marcapasso tem a função de observar e corrigir as distorções do ritmo cardíaco, ou seja, o equipamento está pronto para aumentar ou diminuir a frequência do coração.
 
O paciente J.M.O, de 78 anos, foi operado no início de agosto devido à Doença Arterial Coronariana, a DAC, que impede a passagem de sangue para o coração. Ela é causada por diversos fatores, como o tabagismo e a hipertensão arterial. “Eu fumei por muito tempo, mas tinha largado o cigarro há muitos anos. A minha família toda tinha problema de coração, então acho que tudo isso contribuiu pra doença aparecer. Mas antes eu não sentia nada, fazia meus exames e dava tudo normal. Foi um susto operar”, revela o paciente.
 
O acesso à informação e a realização de exames preventivos têm contribuído para que as pessoas procurem mais os centros de saúde. Para a superintendente do ICDF, a cardiologista Núbia Welerson Vieira, a população, apesar de estar mais preocupada com o seu estado de saúde, ainda precisa adquirir hábitos saudáveis. “Todos os dias nós fazemos cirurgias cardiovasculares e quase sempre observamos quadros clínicos semelhantes: os pacientes têm colesterol alto, bebem e fumam muito. Precisamos reverter esse processo”, pontua Núbia.
 
Previna-se
 
Faça check-up pelo menos uma vez por ano;
Pratique atividade física regularmente;
Não fume;
Monitore o colesterol e a pressão arterial;
Beba água regularmente;
Tenha uma alimentação saudável. Evite o consumo de frituras;
 
 
   Soraya Lustosa
DRT 10213/DF
Assessoria de Comunicação
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF
61. 3403-5496/5596
facebook.com/icdf.fuc 
www.icdf.org.br
Compartilhe