Transparência
ICDF festeja dois anos da Unidade de Transplante de Medula Óssea Pietro Albuquerque

ICDF festeja dois anos da Unidade de Transplante de Medula Óssea Pietro Albuquerque

Pacientes e funcionários do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF – participaram nesta quinta-feira (16) da solenidade que comemorou o aniversário de dois anos da Unidade de Transplantes de Medula Óssea Pietro Albuquerque. O médico hematologista Fernando Barroso esteve presente no encontro e abordou o atual cenário da doação de medula óssea no Brasil. Atualmente, a unidade conta com 27 leitos para o transplante de medula óssea no ICDF, sendo que, desse total, 12 estão em pleno funcionamento.

A paciente J.F, 56 anos, descobriu que precisava de um transplante de medula óssea em setembro de 2015. No ano de 2011 ela teve um linfoma e, quatro anos depois, a doença reapareceu. Em maio deste ano ela realizou o transplante e agora está se recuperando. “O apoio que eu recebi aqui no hospital fez muita diferença. Agora eu já fico pensando em ir pra rua, mas ainda não posso. Não fui liberada pelo médico. Em agosto agora eu faço 57 anos e quero comemorar com os meus amigos. Agora que quero viver”, conta a paciente.

Para o médico hematologista do ICDF, Gustavo Bettarello, a instituição tem conquistado muitas vitórias desde a inauguração da ala Pietro Albuquerque. “A gente vem fazendo um trabalho muito bom. A grande maioria dos pacientes que entra aqui se cura. Sabemos que a cura não ocorre em 100% dos casos, mas temos tido muito êxito aqui no instituto. Eles saem do hospital muito felizes com o tratamento que damos a eles”, comemora Bettarello. 

O deputado federal Beto Albuquerque também participou da solenidade. Ele era pai do Pietro Albuquerque, vítima de leucemia mielóide aguda e que faleceu poucos dias antes de fazer 20 anos. “Aquilo que ocorreu com o Pietro poderia ter virado fossa e tristeza, mas eu transformei em luta. Nesses sete anos nós vimos muitas coisas boas acontecerem. O banco de doadores de medula óssea sete anos atrás tinha 750 mil brasileiros cadastrados. Hoje, temos quatro milhões”, destaca Beto.

A Unidade Pietro Albuquerque foi inaugurada no ICDF em 2014. Ela é resultado de um projeto do ex-superintendente do ICDF, João Gabbardo, que trabalhou intensamente junto ao poder público e à equipe médica do hospital para sua construção. Até agora cerca de 130 transplantes de medula óssea foram realizados pelo ICDF. Dados recentes da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO – revelaram que o Instituto de Cardiologia do DF ocupou a primeira colocação no ranking de transplante de medula óssea na categoria “por milhão de habitantes”.

Como doar medula óssea?

Para doar é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante). Em seguida, procure o Hemocentro do seu estado e se cadastre como doador voluntário. É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos hemocentros nos estados. Confira aqui a lista de Hemocentros de todo o país. 

 

 
Soraya Lustosa
Assessora de Comunicação
DRT 10213/DF
Instituto de Cardiologia do DF
61 – 3403-5496/5596
www.icdf.org.br
Compartilhe