Transparência
ICDF figura entre os hospitais que mais aderem às práticas de segurança do paciente

ICDF figura entre os hospitais que mais aderem às práticas de segurança do paciente

Brasília-DF–19/05/2017– A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou documento que lista os hospitais brasileiros com as maiores taxas de adesão de práticas de segurança do paciente. O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) está entre as instituições de saúde que alcançaram o índice. O estudo foi elaborado com base nos resultados obtidos em 2016.

O documento destacou os estabelecimentos de saúde com leitos de UTI que obtiveram conformidade alta em relação aos indicadores de estrutura e processos avaliados (67% a 100% de conformidade). A publicação foi desenvolvida de acordo com a auto avaliação dos próprios hospitais, que preenchem uma série de formulários e indicam a adesão ou não das práticas de segurança do paciente. A partir daí, os dados são repassados à Anvisa, que fica responsável por analisar e publicar as informações.

A coordenadora da Gestão da Qualidade do ICDF, enfª Kellen Costa, vê na divulgação da lista o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela instituição. “Diariamente, nos dedicamos à qualidade e à segurança do paciente. Seguimos todas as metas internacionais de segurança do paciente e estamos sempre atentos às mudanças que precisam ser feitas para melhorarmos ainda mais os procedimentos”, destaca a coordenadora. “Agradecemos o comprometimento de todos os profissionais do hospital que trabalham em prol da saúde de qualidade”, pontua Kellen.

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do ICDF foi criado há três anos e tem como principal objetivo estabelecer estratégias e ações de gestão de risco voltadas para segurança do paciente. O NSP é uma exigência Anvisa desde julho de 2013, através da RDC 36.

A lista completa de hospitais pode ser acessa no site da Anvisa.

 

Soraya Lustosa
DRT 10213-DF
Assessoria de Comunicação
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF
61. 3403-5496/5596
facebook.com/icdf.fuc
Compartilhe