Transparência
ICDF leva sua expertise ao II Encontro Distrital de Segurança do Paciente e Controle de Infecção

ICDF leva sua expertise ao II Encontro Distrital de Segurança do Paciente e Controle de Infecção

Brasília-DF, 27/10/2016 – Profissionais do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF – participaram, nesta quinta-feira (27), da segunda edição do Encontro Distrital de Segurança do Paciente e Controle de Infecção.  O encontrou buscou destacar a importância da gestão participativa na proteção do paciente, dos profissionais de saúde e na imagem do hospital.

A superintendente do ICDF, Núbia Welerson Vieira, destacou que os núcleos de segurança do paciente precisam da participação efetiva dos gestores para que os resultados apareçam. “O trabalho dos núcleos precisa envolver todas as unidades do hospital, inclusive as áreas administrativas. Todos nós temos que estar juntos no cuidado com o paciente, desde o atendente até a alta hospitalar”, pontua Núbia.

Durante a apresentação, a superintende questionou o papel das instituições de saúde diante da exigência legal da criação dos núcleos de segurança. “Precisamos fazer uma reflexão. Queremos esconder a poeira embaixo do tapete? Queremos tirar a cabeça do buraco e aprender com os erros?”, indagou. “Precisamos usar a ação-problema e transformá-la em oportunidade, gerenciando e impedindo que os erros aconteçam, a fim de promover a segurança do paciente”, finalizou. 

O Núcleo de Segurança do Paciente do ICDF foi criado em maio 2014 e tem como principal objetivo estabelecer estratégias e ações de gestão de risco voltadas para segurança do paciente. O NSP é uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) , desde julho de 2013, através da RDC 36.

O Núcleo é regulamentado por uma série de normas e portarias, como a portaria Nº529/13, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Apesar de ser uma obrigação legal, a criação do setor no ICDF foi uma mudança de cultura institucional para fazer os colaboradores pensarem e trabalharem juntos estratégias e ações de gestão de risco voltadas para segurança do paciente.

 

Soraya Lustosa
DRT 10213-DF
Assessoria de Comunicação
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF
61. 3403-5496/5596
facebook.com/icdf.fuc
www.icdf.org.br
Compartilhe