Transparência
ICDF realiza primeiro TMO alogênico do DF

ICDF realiza primeiro TMO alogênico do DF

Já nos últimos dias de 2014, o ICDF realizou o primeiro transplante de medula alogênico aparentado do DF, o procedimento conclui um ciclo de ações realizadas pelo Instituto, em parceria com Ministério de Saúde e da Secretária de Saúde do DF, em prol dos transplantes medula óssea no país e no DF.

 

Desde 2013 o Instituto de Cardiologia iniciou o programa de Transplantes de Medula Óssea (TMO) no DF. Inicialmente, o hospital dispunha apenas de 2 leitos exclusivos para esse atendimento e estava habilitado para realizar apenas o transplante do tipo autólogo (quando as células colhidas são do próprio paciente). Desde então, já foram realizados no ICDF 33 transplantes autólogos (números consolidados de 2013 e 2014). Com esse número o DF passou de quarto para segundo no ranking de transplantes realizados por milhão de habitantes (segundo dados Jan/Set.2014 da ABTO).

 

Em junho de 2014 o instituto inaugurou um andar inteiro, com mais leitos direcionados para o TMO, e com a expectativa de elevar em até três vezes o número de transplantes. E em agosto de 2014, o ICDF foi credenciado a realizar o transplante de medula do tipo alogênico (quando as células são doadas por outra pessoa, seja ela aparentada ou não aparentada) e iniciou-se a preparação dos pacientes listados para esse tipo de procedimento.

 

E na ultima terça feira do ano de 2014 (30/12) o Instituto realizou o primeiro transplante de medula óssea alogênico aparentado do DF. A paciente (mulher, 18 anos) recebeu a medula doada por sua irmã (mulher, 35 anos). Ambas recuperam-se bem.

 

Com o inicio deste programa há expectativa de novo aumento no número de transplantes realizados, pois, existe em todo país, uma carência de leitos de TMO, principalmente por causa do custo elevado de todos os equipamentos e profissionais, além de outras especificações complexas que essa habilitação exige. Por isso, o funcionamento pleno da Unidade de transplantes de Medula Óssea Pietro Albuquerque, no ICDF, aumenta a esperança de tratamento de muitos pacientes.

 

Serviço:

Os pacientes com indicação de transplante de Coração, fígado, Pulmão, Rim, Córnea e Medula Óssea (seja alogênico ou autólogo) que tem interesse em ser acompanhado pela equipe do ICDF, ou buscam mais informações sobre o Programa de Transplantes do Instituto, devem agendar uma consulta através do telefone (61) 3403-5485 das 8h às 17h ou do correio eletrônico para transplanteicdf@icdf.org.br

 

 

Maiores informações com a imprensa:

Assessoria de Imprensa do ICDF

(61)3403-5496 ou (61)9129-6319

 

imprensa@icdf.org.br

Compartilhe