ICDF realiza sua I Jornada de Enfermagem
O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF realizou no dia 20 de maio no auditório Jatene, localizado nas dependências do ICDF, sua I Jornada de Enfermagem, e contou com a participação de cerca de 100 pessoas. O tema abordado foi “O impacto na formação e no exercício profissional da enfermagem na era da tecnologia”.
O evento foi Coordenado pelo Núcleo de Enfermagem do hospital e teve a presença de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, estudantes da área da saúde e outros profissionais da saúde, além do consultor do ministério da saúde, Davllyn Santos Oliveira.
O consultor do Ministério da Saúde, Davllyn Santos Oliveira, palestrou sobre o panorama atual das políticas públicas de saúde, que deve ser construídas a partir da participação direta ou indireta da sociedade civil, visando assegurar o direto a determinados serviços, ações ou programas. “O direto à saúde é viabilizado por meio do SUS que deverá ser universal, integral e gratuito”, explicou.
Com a Reforma Sanitarista ocorreu a construção de políticas públicas, dos direitos sociais e políticos no País, de forma democrática e participativa com diversas expressões locais, como os movimentos comunitários pelo direito à saúde, que revelam um Brasil não da falta, mas de uma potência criativa.
Ainda no painel se discutiu os modelos de atenção e gestão à saúde que representam a forma de organização do sistema de saúde e suas práticas em resposta às necessidades da população. “A saúde é resultante das condições de habitação, alimentação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, além do acesso aos serviços de saúde, como mostra a reforma sanitarista”, completa Davllyn Oliveira.
As condições de saúde de cada um estão ligadas aos seus determinantes sociais, pois eles podem ser diferentes conforme os diversos grupos socioeconômicos. “Todas as políticas que assegurem a redução das desigualdades sociais e que proporcionem melhores condições de mobilidade, trabalho e lazer são importantes neste processo, além da própria conscientização do indivíduo sobre sua participação pessoal no processo de produção da saúde e da qualidade de vida”, completa o Consultor.
Por Rafaela Mendes
Revisão - Jéssica S. Mendes
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/5596