ICDF recebe Prêmio Silvano Raia em Foz do Iguaçu
Brasília-DF – A equipe do Transplante Hepático do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) recebeu o Prêmio Silvano Raia pela elaboração do estudo “Ligadura da veia renal esquerda no transplante hepático. Análise de 50 casos e seu impacto sobre a função renal”. A premiação foi concedida durante o XV Congresso Brasileiro de Transplantes, que ocorre a cada dois anos. Nesta edição, a cidade escolhida para sediar o encontro foi Foz do Iguaçu, no Paraná.
Responsável pelo transplante de fígado na instituição, o dr André Watanabe foi um dos autores do trabalho. Além dele, participaram do projeto os demais médicos da equipe hepática: dra Natália Trevizoli; dr Gustavo Ferreira; e dr Fernando Jorge. Médicos de outras instituições de saúde também foram responsáveis pela elaboração do estudo, como o dr Marcelo Perosa, profissional que ajudou a capacitar o time de transplante hepático do Instituto de Cardiologia no início do programa de transplantes.
A equipe multiprofissional do ICDF também participa da décima quinta edição do congresso. Psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais expõem os trabalhos executados na instituição diretamente ligados ao transplante de órgãos e tecidos. Um dos destaques do evento é o projeto Rodas de Conversa. A atividade é um encontro mensal realizado com pacientes transplantados que aborda temas importantes para os mesmos, como a correta adesão ao tratamento; alimentação saudável após o transplante; uso de medicamentos; entre outros.
Saiba mais
Silvano Raia é uma importante figura no universo da medicina contemporânea, sobretudo na área do transplante de fígado. Pós-doutor pela Universidade de Londres, ele foi o primeiro cirurgião a realizar um transplante de fígado na América Latina, em meados de 1985. Três anos depois, em 1988, ele obteve nova conquista: foi o primeiro profissional no mundo a realizar transplante hepático intervivos.
Soraya Lustosa
Assessoria de Comunicação
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal
(61) 3403-5496/5596
facebook/icdf.fuc
twitter: @icdffuc
icdf.org.br