Transparência
ICDFT apresenta alta conformidade em segurança do paciente pelo terceiro ano consecutivo

ICDFT apresenta alta conformidade em segurança do paciente pelo terceiro ano consecutivo

O Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) está entre os hospitais da Capital que figuram como serviços de saúde que apresentaram alta conformidade nas práticas de segurança do paciente em 2023 conforme relatório da Vigilância Sanitária do Distrito Federal em documento enviado para a instituição nessa semana.

Para a composição do resultado, são avaliados critérios relacionados às melhores práticas previstas na Segurança do Paciente.

“Nessa avaliação são conferidos os indicadores de estrutura e de processo contemplados pelas legislações vigentes, com impacto direto na prevenção de danos ao paciente durante o processo de assistência à saúde. Ou seja, trata-se de uma avaliação que convida o hospital participante a verificar a sua realidade e suas práticas assistenciais, bem como diagnosticar as oportunidades de melhoria em seus processos de trabalho”, explica a coordenadora do Escritório da Qualidade,  Liliana de  Castro.

Segundo a coordenadora, o resultado é a comprovação de todo o trabalho das equipes na busca por atendimentos ainda mais qualificados.

“Ser reconhecido como alta conformidade em Segurança do Paciente é um mérito de todos os colaboradores  envolvidos na assistência. Mas, sobretudo, demonstra também nossa preocupação em empoderar os pacientes e seus familiares para que tenham consciência dos riscos aos quais estão sujeitos no ambiente hospitalar. Essa autonomia do próprio cuidado é fundamental para melhoria da qualidade e da segurança", comenta.

Para ela, o apontamento, que já é feito pelo terceiro ano consecutivo, demonstra o compromisso e engajamento de todos  no cuidado.

“Estamos muito felizes com o feito. Buscamos sempre implementar as melhores práticas assistenciais, com o objetivo de ofertar uma assistência cada vez mais segura e livre de danos. O apontamento positivo no relatório é o indicativo de que nossos esforços estão no caminho certo”, avalia.

Compartilhe