Transparência
ICTDF alerta e dá dicas para o combate à Dengue

ICTDF alerta e dá dicas para o combate à Dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito urbano e diurno que se reproduz em depósitos de água parada.

Desta forma, o período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, assim, para a maior disseminação da doença. Por esse motivo, é importante evitar água parada, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.


Sintomas

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38°C
  • Dor no corpo e articulações
  • Dor atrás dos olhos
  • Mal-estar
  • Falta de apetite
  • Dor de cabeça
  • Manchas vermelhas no corpo      

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.

Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito.

A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.


Tratamento

Como a dengue é uma doença viral, o tratamento é feito para aliviar os sintomas, por meio da prescrição de antitérmicos, ingestão de líquidos e repouso. Portanto, ao primeiro sinal dos sintomas, procure um médico ou o serviço de saúde mais próximo de você.

 

Prevenção

Não existem medicamentos contra o vírus da dengue nem uma vacina preventiva. Logo, a medida mais efetiva é a eliminação das condições de reprodução do mosquito, mantendo o espaço sempre limpo e eliminando os possíveis acúmulos de água.

Confira as dicas para evitar a proliferação dos mosquitos e, consequentemente, da doença:

• Eliminação de Criadouros: Remova recipientes que acumulem água parada, como pneus velhos, latas, garrafas e vasos de plantas.

• Cuidados com Áreas Externas: Evite o acúmulo de água em bandejas de ar-condicionado e calhas.

• Proteção Individual: Use repelentes regularmente, especialmente durante o período de maior atividade dos mosquitos (a fêmea se alimenta de sangue no início da manhã e mais no final da tarde, o que não impede que aconteça em outros horários), vista roupas de manga longa e calças, principalmente em áreas de risco.

• Fiscalização e Parcerias: Colabore com autoridades de saúde e equipes de fiscalização; Reporte áreas propícias à proliferação de mosquitos às autoridades competentes.

Lembre-se: a prevenção da Dengue é uma responsabilidade compartilhada. Adotar essas medidas contribui significativamente para reduzir o risco de transmissão da doença.

Compartilhe