Transparência
ICTDF bate recorde em transplantes de fígado e medula óssea

ICTDF bate recorde em transplantes de fígado e medula óssea

O ICTDF fecha o mês de novembro alcançando um marco histórico: até o momento, são 87 transplantes de fígado e 88 de medula óssea autóloga neste ano. Esses números superam os recordes anteriores de 79 transplantes de fígado em 2017 e igualam a marca de transplantes de medula óssea autóloga de 2022.

"Os números representam um aumento significativo em nossa série histórica, refletindo nosso compromisso com excelência e humanização. Nossa equipe multidisciplinar trabalha incansavelmente para oferecer segunda chances aos pacientes", afirma o médico André Watanabe, gerente geral de Assistência do ICTDF.

Marcus Costa, 1º interventor da instituição, complementa: "Estamos orgulhosos dos resultados. A doação de órgãos é um ato transformador que salva vidas. Continuaremos trabalhando para melhorar os serviços de saúde".

Só neste ano, o ICTDF também já realizou 28 transplantes de coração, 33 de rim, um de córnea, sete transplantes de medula óssea alogênico aparentado e um não aparentado, totalizando 245 procedimentos. Desde sua criação, o Instituto já realizou 2.652 transplantes, auxiliando o país a manter sua posição como segundo maior transplantador mundial.

“O ICTDF é um exemplo de excelência em saúde pública, com elevada taxa de sobrevida dos pacientes transplantados e a parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) garante acesso universal aos procedimentos”, destaca Watanabe.

Compartilhe