Transparência
ICTDF forma 30 residentes médicos, enfermeiros e de complementação especializada

ICTDF forma 30 residentes médicos, enfermeiros e de complementação especializada

Ao relembrar a trajetória dos formandos durante a solenidade, a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), Klícia Matioli, refletiu sobre os obstáculos enfrentados.




“Existem muitas lutas, noites em claro, plantões intermináveis, pacientes que não respondem ao tratamento, muitas dores e muitas lágrimas. Não é fácil, não foi fácil e é sempre muito desafiador.”

Coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) e supervisor do Programa de Residência Médica em Cardiologia, Guilherme Urpia Monte também lembrou sobre os desafios inerentes aos estudos da profissão.


“Hoje é motivo de celebrar a escolha que fizeram.”

O primeiro interventor do Grupo de trabalho de Intervenção do ICTDF, Rodrigo Conti, destacou a importância da contratação para os usuários do sistema de saúde no DF e em âmbito nacional.


“O instituto realiza atendimentos de altíssima complexidade, como cirurgia cardíaca adulto e infantil e transplantes de coração e fígado”, explicou. “Atualmente, temos sete programas de residência e o total de 119 especialistas formados, um número que se destaca não só pela quantidade, mas pela qualidade de ensino”, complementou.

Novos residentes

Foram 15 formandos de residência em cardiologia e três em enfermagem. Além deles, também tiveram formandos em: hemodinâmica (1), cirurgia (1), ecocardiografia (1), medicina intensiva (1), Transplante de Medula Óssea (1).

No programa de complementação especializada, os formandos foram das áreas de: hemodinâmica (1), cardiologia pediátrica (1), ecocardiografia (1) e terapia intensiva pediátrica (4).


Compartilhe