Transparência
III Simpósio de Hemoterapia do ICTDF discutiu segurança transfusional e incentivo à doação de sangue

III Simpósio de Hemoterapia do ICTDF discutiu segurança transfusional e incentivo à doação de sangue


Nessa quinta-feira (27), o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF, em parceria com o Hospital das Forças Armadas (HFA), realizou o III Simpósio de Hemoterapia. O evento discutiu boas práticas hemoterápicas e transfusionais, focando no uso racional do sangue, segurança transfusional e importância da doação de sangue.  


Na abertura do evento que se estendeu ao longo de todo o dia, o secretário-adjunto de Assistência à Saúde da SES/DF, Marcus Antonio Costa, destacou a importância do evento para a capacitação contínua dos profissionais de saúde.

"Nossa missão é garantir que os profissionais da saúde estejam sempre bem-preparados e atualizados. Por isso, valorizamos momentos como esse que certamente trarão ainda mais qualidade aos serviços prestados à população”, acentuou.  


O general Luiz Gonzaga Viana Filho, do HFA, reforçou a prioridade no cuidado com os pacientes.   

“Entre os vários enfoques como forma de priorizar o paciente estão o sangue, os produtos que envolvem a sua administração e os cuidados que devemos ter com a gestão dos hemoderivados. Esse simpósio é uma ótima oportunidade para compartilharmos nosso conhecimento”, disse Viana Filho.   


A gerente do Serviço de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT) e idealizadora da programação que já está em sua terceira edição, Melina Manrique, destacou a importância da ação.  

“O III Simpósio de Hemoterapia do ICTDF, realizado, desta vez, em parceria com o HFA, foi um evento excelente, demonstrando um crescimento significativo em participação e impacto. Com foco no gerenciamento seguro do sangue no paciente e na importância da doação de sangue, o simpósio foi uma grande oportunidade de aprendizado, promovendo práticas seguras na transfusão e aumentando a conscientização sobre a necessidade constante de doadores para manter os estoques adequados nos bancos de sangue”, celebrou. 


A programação do Simpósio contou com as importantes palestras do médico e representante da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), Marcelo Carneiro de Freitas; da assistente social e gerente de Captação de Doadores do Hemocentro, Kelly Barbi; do supervisor do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do ICTDF, Gustavo Vieira; do médico Hematologista e Hemoterapeuta Ricardo Scuotto; do analista de Atividades da FHB, Fábio de França Martins; da diretora da Hemorrede da FHB, Bárbara Berçot, da Hemoterapeuta do Hospital da Criança de Brasília (HCB), Sanny Marcele e do chefe do departamento de cirurgia cardiovascular do ICTDF, Fernando Atik.


Compartilhe