Janeiro encerra com número recorde de transplantes no ICTDF
Em mais uma demonstração de excelência médica e trabalho em equipe, foram realizados na última sexta-feira, 31 de janeiro, um transplante de fígado e um de rim no ICTDF.
As cirurgias, que contaram com a expertise de profissionais renomados, reforça a importância da doação de órgãos e do comprometimento dos profissionais de saúde.
A captação do fígado foi liderada pela médica Ana Virgínia, cirurgiã do aparelho digestivo, que atuou em conjunto com a enfermeira Paula Manhana, especialista em procedimentos de captação de órgãos.
A cirurgia de alta complexidade foi realizada pelos médicos André Watanabe e Luiz Gustavo, ambos experientes em transplantes hepáticos.
Já o procedimento do rim foi realizado pelos médicos Germano Adelino Gallo e Flávio Henrique Frederico Guimarães e durou cerca de três horas.
“O procedimento durou cerca de seis horas e foi concluído com sucesso. O paciente receptor encontra-se em recuperação e sob observação médica. A expectativa é que tenha uma recuperação completa e possa retomar suas atividades normais em breve”, destacou a enfermeira responsável pelo transplante no ICTDF, Carolina Couto.
Com esses transplantes, o ICTDF chegou a 17 procedimentos realizados em janeiro, sendo nove de fígado, dois de rim, três de coração e mais três de medula óssea autólogo.
“A instituição tem investido em tecnologia de ponta e na capacitação de seus profissionais para garantir resultados cada vez mais positivos. A doação de órgãos é um gesto de solidariedade que transforma vidas. Conversar sobre o tema e manifestar a vontade de ser doador é essencial, pois essa decisão pode ser a esperança de alguém que aguarda na fila”, reforçou o superintendente do ICTDF, Marcus Costa.
Doar órgãos salva vidas!