Transparência
Medicamentos de alto risco usados no ICDF passam a receber selo de segurança

Medicamentos de alto risco usados no ICDF passam a receber selo de segurança

Brasília-DF, 03/03/2017 – Os medicamentos potencialmente perigosos institucionalizados receberão a partir de agora etiquetas de segurança. A ideia central é a de sinalizar possíveis riscos decorrentes do uso e da má administração destes produtos, que podem ocorrer nas fases de prescrição, dispensação ou preparo do medicamento. Cerca de 30 itens usados no hospital ganharão o selo de segurança, como insulina e anestésico geral. A lista completa está disponível na área assistencial do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF.

Apesar da ocorrência de erros em virtude dos medicamentos de alto risco não serem frequentes, é de extrema importância que eles recebam destaque especial. Em situações de erro, por exemplo, as consequências do uso incorreto dos produtos tendem a ser mais graves, podendo ocasionar lesões permanentes e até mesmo óbito. Atualmente, cada instituição de saúde possui sua própria lista de medicações potencialmente perigosas.

Para gestora do Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade do ICDF, Kellen da Silva Costa, o selo é uma ferramenta eficaz para sinalizar a potencialidade do medicamento. “A etiqueta indica que os produtos precisam ser manipulados de forma mais criteriosa, para impedirmos que falhas aconteçam. Isso é essencial para a segurança do paciente e necessário para a não ocorrência de danos”, pontua Kellen.

Os itens catalogados como perigosos contarão com o sistema de dupla checagem, ou seja, dois profissionais ficarão responsáveis por manipular e realizar a conferência do produto, de forma a evitar erros e corrigir eventuais falhas. Ao implantar o selo de segurança, o ICDF passa a cumprir a terceira meta de segurança do paciente: segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. O Instituto de Cardiologia já adota as seis metas internacionais de segurança do paciente, conforme determinação do Ministério da Saúde e da Anvisa.

 

Soraya Lustosa
DRT 10213-DF
Assessoria de Comunicação
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF
61. 3403-5496/5596
facebook.com/icdf.fuc 
www.icdf.org.br
Compartilhe