Não deixe a vida se apagar. Seja doador de órgão
Hoje (27/09) é o dia Nacional da Doação de Órgãos e o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) apoia e divulga a campanha promovida pelo Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de sensibilizar e estimular a doação de órgãos em todo país.
O Superintendente do ICDF, Dr. João Gabbardo destaca a importância da doação “Sem doação, não existe transplante”, e lembra que em Brasília muitos órgãos eram perdidos porque não existiam instituições que realizassem os transplantes. Segundo Dr. João Gabbardo essa oferta estimulou o ICDF a aumentar os tipos de procedimentos realizados na instituição. Por isso, hoje, o programa de Transplantes do Instituto de Cardiologia é o único no DF que realiza seis tipos de transplantes: coração, fígado, pulmão, rim, córneo e medula óssea.
Hoje o ICDF juntamente com a secretária de Saúde do DF e o Ministério da Saúde convidam a sociedade a refletir sobre a mensagem “Não deixe a vida se apagar. Seja doador de órgãos. Fale com sua família”, e trazer esse tema (doação de órgão) para as rodas de conversas entre amigos, familiares, de modo que os doadores expressem sua vontade em favor da doação.